RSS

NOTÍCIAS CULTURAIS

03 nov

Música no Museu

03-11-2011 – Fátima de Carvalho

    Com apoio do MinC, projeto apresenta o IV Festival Internacional de Sopros, em novembro

O projeto Música no Museu apresentará, no Rio de Janeiro, no período de 4 a 30 de novembro, o IV Festival Internacional de Sopros, que inclui a realização de 28 concertos. As apresentações ocorrerão em espaços como a Biblioteca Nacional, Museu da República, Arquivo Nacional, Museu de Arte Moderna, dentre outros. Oboé, fagote, clarineta e flauta são instrumentos que estarão em destaque durante todo o evento. O projeto Música no Museu conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet (Lei nº 8.313/91).

O concerto de abertura ficará a cargo da Orquestra Jovem Música no Museu, nesta sexta-feira (04), às 12h30, no Centro Cultural Light, com capacidade para 200 lugares. Será a estreia do Concerto para Clarineta e Cordas, do Maestro Anderson Alves. No programa constam J. Sibelius, Heitor Villa-Lobos, G. Bottesini, F. Mendelsohn e Anderson Alves. A apresentação inaugural será dedicada ao professor e clarinetista José Carlos de Castro. O festival contará com a participação de diversos convidados internacionais.

O curador do festival é o oboísta e compositor Harold Emert, que inspirou-se nos Festivais anuais doInternational Double Reed Society, onde participou cinco  vezes como intérprete em várias cidades dos Estados Unidos, Buenos Aires e Melbourne, na Austrália.

Ele destacou sua expectativa em ralação ao evento: “O Rio de Janeiro é uma cidade aberta para novidades e espero que com este festival comece um novo ciclo, principalmente para as palhetas duplas (oboé e  fagote). Temos todos os anos festivais dos cellos e harpas, que estão sendo incluídos em trilhas sonoras de novelas e filmes nacionais. Então, por que não os nossos instrumentos?”

Os 28 concertos que acontecerão no Rio de Janeiro, somados aos demais espaços onde se desenvolverá a programação normal do Música no Museu, no mês de novembro, como São Paulo e Porto Alegre, além do  encerramento do projeto em Sydney, na Austrália, totalizam 37 apresentações musicais ao longo de todo o mês.

Confira a programação completa

Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC
Fonte: MinC
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 03/11/2011 em Uncategorized

 

Tags:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: