RSS

PELOMUNDO CULTURAL

12 nov

Apresentação gratuita do Tangolomango no Circo

12-11-2011 – Fátima de Carvalho

                         Cia Urbana de Dança está entre os grupos que farão parte do espetáculo

Depois de promover o encontro de mais de quatro mil artistas de 300 grupos vindos do Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela e Peru, em edições realizadas no Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Salvador, o Tangolomango comemora 10 anos de história reunindo no palco do Circo Voador, no próximo dia 13 de novembro, grupos de circo, música e dança, do Rio e de Buenos Aires. Conhecido como o Festival da Diversidade Cultural, o Tangolomango promoverá nesta edição uma inédita apresentação conjunta com a participação da Intrépida Trupe, Maracutaia, Caixa Preta, Companhia Urbana de Dança e Profac / Crescer e Viver, do Rio, e Urraka, Castadiva e La Arena, de Buenos Aires. Entre 18 e 20 de novembro, o Festival será realizado também na capital portenha.

O público irá conferir um grandioso espetáculo, em que todos os grupos sobem juntos ao palco, colocando em prática os conceitos de ‘generosidade intelectual’ e ‘produção compartilhada’. Os ensaios para o show começam apenas dois dias antes da apresentação, durante um intercâmbio cultural, quando os grupos se conhecem, reconhecem suas diferenças e semelhanças para aí então começarem a montagem, permeada por criatividade e improvisos. Este ano, a direção artística é do ator e diretor teatral Ernesto Piccolo. “Estou felicíssimo com essa seleção. Foi uma mistura deliciosa, vamos conseguir fazer uma bela fusão entre os grupos”.

Após a apresentação no Circo Voador, os artistas e o púbico sairão em cortejo para um palco que será montado pela Prefeitura próximo aos Arcos da Lapa, onde será realizado um grande baile ao ar livre. “Embora sejam bem diversificados, os grupos selecionados têm uma unidade muito grande, são todos muito vigorosos. Vejo que nesses dez anos de Festival, os projetos de periferia evoluíram bastante e isso me dá uma grata sensação de ter participado desse processo”, diz a diretora-executiva, Marina Vieira.

O nome do festival é inspirado em uma brincadeira de roda popular no nordeste do Brasil e expressa o espírito de seu trabalho. O objetivo é articular, reunir e difundir projetos culturais de diferentes regiões para promover a diversidade cultural e a troca de experiências, visando a produção colaborativa e a formação de redes. O Tangolomango conta com patrocínio da Petrobras e parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura.

onde fica: Circo Voador

quando ir: 13/11/2011, às 19:00h

quanto custa: gratuito

website: http://tangolomango.overmundo.org.br/

contato: (21) 2533-0354

Fonte: overmundo 
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 12/11/2011 em Uncategorized

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: