RSS

PELOMUNDO CULTURAL

17 dez

Mostra EQUIVALENTES A BERGSON na Galeria do Ateliê

17-12-2011 – Fátima de Carvalho

                      “Nos templos do armário” obra de Luiza Burlamaqui na Galeria do Ateliê

Inspirados nas reflexões sobre o conceito do Tempo do filósofo francês Henri Bergson, um grupo de 36 artistas inaugura a mostra EQUIVALENTES A BERGSON – com fotografias, vídeos e objetos – no dia 16 de dezembro, às 19hs, na Galeria do Ateliê. A exposição permanece na Av. Pasteur, 453, Urca (2541-3314) de 2ª a 6ª, de 9hs às 19hs, com entrada franca.

EQUIVALENTES A BERGSON foi realizada pelo coletivo EQUIVALENTES, com curadoria de Marco Antonio Portela. Participam da exposição Ana Paula Albé, Ana Angélica Costa, Ana Dalloz, Angela Rolim, João Araujo, Luiza Burlamaqui, Greice Rosa, Rogério Reis, André Vilaron, Kitty Paranaguá, A.C. Junior, Valeria Costa Pinto, Patricia Gouvêa, Leonardo Ramadinha, Paulo Batelli, Marco Antonio Portela, Marcos Bonisson, Caroline Valansi, Denise Cathilina, Gabriela Lima, Ana Kahn, André Sheik, Luciana Whitaker, Thiago Barros, Mõnica Mansur, Isabela Lira, Gabi Carrera & Thais Berlinsky, Viviane Angeleas, Cesar Souza, Renata Mazzini, M.T. Ferraz, Marcos Dantas, Renato Índio do Brasil, Marcia Mello e Soledad Vinardell, que tiveram como desafio em suas obras refletir sobre o tempo, o conceito de duração e a quebra da idéia de um fluxo imperturbável.

Para o curador Marco Antônio Portela, “enquanto o senso comum nos leva a pensar a fotografia como uma viagem ao passado, verificamos que ela – a fotografia – vem impregnada de futuro. Por isso, deve ser entendida para além do momento de sua captura, de seu nascedouro, indo de encontro com um outro tempo – tempo esse que já carrega em si. Fotografia como amálgama de tempos”.

O coletivo EQUIVALENTES estreou durante o FotoRio 2011 com a exposição EQUIVALENTES A STIEGLITZ, ocupando o saguão do Aeroporto Santos Dumont. Esta nova mostra EQUIVALENTES A BERGSON foi apresentada pela primeira vez no OFF Paraty, festival paralelo ao Paraty In Foto, com curadoria de Patrícia Gouvêa. Com estas ações, o coletivo aposta na possibilidade de ocupação no campo expositivo da arte.

onde fica: Galeria do Ateliê (Ateliê da Imagem Espaço Cultural)

quando ir: 16/12/2011 a 25/2/2012

quanto custa: Entrada franca

website: www.ateliedaimagem.com.br

contato: RS Comunicação & Eventos Liliane Schwob e Eli Rocha (21) 2547-4953 e 9124-4558

lilianeschwob@gmail.com /elirocha246@gmail.com

Fonte: overmundo / Liliane R.Schwob
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural

Clint Eastwood – Clássico e implacável

 

Retrospectiva exibe 43 filmes do premiado diretor e ator

*Programação inclui obras-primas como Os Imperdoáveis, Gran Torino, Sobre meninos e lobos, Menina de Ouro e Bird, que consagraram o artista como diretor e o raro curta O estranho que nos amamos: O contador de historias, sua estréia na direção

*O trabalho como ator nos primeiros westerns de Sérgio Leone estará representado em três clássicos do gênero

*Um debate promete discorrer sobre a trajetória artística e pessoal de Eastwood

De ícone do macho durão e implacável a diretor sensível e preciso, a trajetória do cineasta e ator Clint Eastwood tem sido única na história do cinema mundial. Um dos principais nomes contemporâneos do cinema norte-americano, Eastwood já dirigiu 34 filmes e atuou em mais de 65. Foi nomeado oito vezes ao Oscar, ganhando dois, e o único a ser indicado duas vezes pelo trabalho de diretor e ator num mesmo filme – Os Imperdoáveis, de 1992, e Menina de Ouro, de 2004. A vida de Clint Eastwood nunca foi banal.

Aos 81 anos de idade e prestes a lançar o 35º filme, o grande nome do cinema mundial vai receber uma homenagem do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília. É a mostra CLINT EASTWOOD – CLÁSSICO E IMPLACÁVEL, uma bela e ampla retrospectiva de quase todos os seus filmes como diretor. A mostra acontece de 13 de dezembro de 2011 a 8 de janeiro de 2012, no Cinema do CCBB, com intervalos para as festas de final de ano. A programação será aberta por um título que ajudou a forjar a imagem de homem destemido que cerca o ator: Dirty Harry – Perseguidor implacável, às 14h30, da terça-feira, dia 13.

Ao longo de quatro semanas e em quatro sessões diárias, será possível (re)ver 43 filmes, sendo 32 títulos dirigidos por Clint Eastwood e outros 11 longas-metragens que marcaram sua carreira de ator. A mostra exibirá o raríssimo curta O estranho que nos amamos: O contador de historias, primeiro filme dirigido por Eastwood. A programação abrange desde os seus primeiros trabalhos como o pistoleiro durão dos faroestes de Sérgio Leone a produções recentes como diretor, como Gran Torino e Além da Vida, passando ainda pelos demais momentos de sua carreira, e por temas como a violência, a moral, o preconceito e os conflitos. Além da exibição do filmes, a mostra contará com um debate, às 20h do dia 15, para avaliar a trajetória deste que é considerado o cineasta da precisão e do rigor. A programação será acompanhada de catálogo com textos já publicados sobre o artista e novos ensaios.

onde fica: Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília

quando ir: 13/12/2011 a 08/1/2012

quanto custa: Entrada franca

website: www.objetosim.com.br

contato: Gioconda Caputo e Carmem Moretzsohn

Fonte: overmundo / Objeto Sim

Inauguração da L’Amateur Galeria de Arte

Inauguração da L’Amateur Galeria de Arte aconteceu  dia 14/12, irá até 31/12 em Botafogo.

Almir de Azevedo inaugura amanhã, dia 14 de dezembro, a L’Amateur Galeria de Arte. Localizada no bairro de Botafogo, possui um ambiente simples e amplo, com a finalidade de democratizar ao público o acesso à compra, e aos artistas à venda e consignação de obras dos mais variados estilos artísticos. A inauguração acontece às 19h30, na Rua Arnaldo Quintela, 57-B, e é aberta ao público.

Almir de Azevedo vem de uma origem humilde e iniciou seu trabalho profissional como um simples quadrista. Em seguida trabalhou como moldureiro por mais 20 anos. Nesta função se destacou fazendo pequenas restaurações e criando molduras artesanais originais e diferenciadas. Sem um espaço fixo para expor seus trabalhos, Almir fez das ruas de Botafogo sua galeria ao livre, expondo em muros, calçadas, postes ou qualquer outro suporte urbano que desse visibilidade às suas obras e chamasse a atenção das pessoas que passavam por elas.

De tanto observar os diversos trabalhos artísticos que passavam por suas mãos, alimentou por anos o sonho de ter a sua própria Galeria de Arte. Incentivado por uma professora de pintura, que viu suas molduras expostas num desses lugares públicos, alugou um pequeno espaço em Botafogo. A partir desse momento obteve maior contato com artistas e marchands, o que fez com que tivesse maior conhecimento do mercado. Agora, finalmente concretiza seu sonho: a L’Amateur Galeria de Arte.

Serviço: Inauguração da L’Amateur Galeria de Arte

Data: 14 de dezembro de 2010.

Horário: 19h30

Tel.: (21) 2543-1177

Informações: (21) 2235-6456

www.lamateurgaleriadearte.com.br

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 17/12/2011 em Uncategorized

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: