RSS

PELOMUNDO CULTURAL

06 jan

Cinema fantástico no Curta TV

06-01-2012 – Fátima de Carvalho

 Programa exibirá trecho de Vincent, primeiro curta de Tim Burton

O Curta TV deste domingo entra no mundo dos efeitos especiais e do cinema fantástico, e fala sobre filmes que desafiam a realidade. O programa mostra como o curta-metragem também pega carona nesse universo que passa por vários gêneros: da comédia ao terror, do drama ao documentário.

A equipe de reportagem acompanhou um grupo de crianças em uma visita a um estúdio de efeitos especiais para saber como esta fábrica da fantasia funciona. Desde os recursos criados artesanalmente através da maquiagem e da construção de peças, até os efeitos criados virtualmente em computadores.

O Curta TV deste domingo vai mostrar ainda como o francês Georges Méliès transportou o ilusionismo para as telas do cinema, criando trucagens impressionantes. Esses seriam os primeiros passos dos efeitos especiais que, cada dia mais aperfeiçoados, tornam o cinema cada vez mais espetacular.

Dedicado a esse cinema fantástico, o Cine Fantasy, festival que acontece há cinco anos em São Paulo, exibe curtas e longas brasileiros e estrangeiros, além de promover oficinas de formação, como explicam no programa os organizadores e diretores que participam do evento.

O quadro “achados da web” vai exibir um trecho do curta Vincent, de 1982, a primeira animação em stop motion realizada pelo diretor Tim Burton, um verdadeiro fã do cinema fantástico e dos efeitos especiais, conhecido pelos filmes Edward Mãos de Tesoura, A Noiva Cadáver e Alice no País das Maravilhas.

E para falar sobre o curta-metragem dentro do cinema fantástico brasileiro, o programa desta semana traz o diretor pernambucano Kleber Mendonça, cujos filmes são um belo exemplo de como a inventividade pode passar por vários gêneros. Os filmes Vinil Verde, A Menina do Algodão e mais recentemente, o premiado Recife Rio passeiam por uma realidade paralela, dando vazão e liberdade à invenção, quase sempre acompanhada de uma boa dose de ironia.

O diretor Ivan Morales Junior participa deste episódio falando sobre seu filme Antonio Pode, uma verdadeira experiência surrealista que provoca e convida o público a compreender e sentir cada uma das situações que mostra. O curta, que foi lançado em 2007 e traz no elenco o artista Lourenço Mutarelli, que atuou em O Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia, será exibido na íntegra, na sessão Curta TV.

Domingo, às 22h30, na TV Brasil

onde fica: TV Brasil

quando ir: 08/1/2012, às 22:30hs

website: http://www.curtatv.tv.br/

Fonte: overmundo / Projeto Paralelo
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 06/01/2012 em Uncategorized

 

Tags:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: