RSS

Aniversário do Ibram

21 jan

21-01-2012 – Fátima de Carvalho

Cultura e Turismo unidos para comemorar os três anos do Instituto Brasileiro de Museus

Neste domingo, 22 de janeiro, Brasília vai unir duas tradições da cidade em uma só atividade: o já corriqueiro passeio ciclístico pelas ruas da capital à visitação turística aos museus da Esplanada do Ministérios. Trata-se do 1º Circuito Ciclístico de Museus, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal,  para comemorar o aniversário de três anos de fundação da entidade, que acontece nesta sexta-feira, 20/01.

A concentração para o circuito ocorre a partir das 8h30, em frente aos Memoriais JK e dos Povos Indígenas, e às 9h começa o passeio. O trajeto inclui o Eixo Monumental, em direção à Praça dos Três Poderes, passando pelo Complexo Cultural da República, com visitação ao Museu Honestino Guimarães e às obras de arte do Palácio Itamaraty. O término do passeio está previsto para às 12h, no Museu do Senado.

É uma inovação que parecer ter vindo para ficar, segundo o  presidente do Ibram, José do Nascimento Junior. A instituição já recebeu outros três pedidos de comemoração do aniversário, com o mesmo tipo de atividade, nas cidades de Belém, Rio de Janeiro e Recife. “A gente pode estender este trabalho do circuito ciclístico a estas cidades, por ocasião da Semana Nacional de Museus, que acontece de 14 a 20 de maio”, comentou Nascimento.

Três anos da instituição

A criação do Instituto Brasileiro de Museus, em janeiro de 2009, a partir da transformação do Departamento de Museus do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), em uma unidade independente, trouxe um grande incremento às políticas públicas de valorização da memória no país. É o que assegura o presidente do Ibram, ao comentar que nos últimos três anos houve a  realização de um conjunto de ações que consolidaram as políticas públicas do setor, em todo o país.

Após um período inicial de  realização de concurso público para contratação de 460 novos servidores, os trabalhos do instituto foram dirigidos para a aprovação do Estatuto dos Museus, que é a lei regulatória de grande importância para a área e que tem ajudado a estruturar os museus brasileiros.

Segundo Nascimento, a implantação de novas unidades em todo o território nacional veio destacar a importância da atividade museológica como fator de emprego e desenvolvimento das regiões. Ele disse que os novos museus também estão contribuindo para o enriquecimento dos trabalhos com Educação e Ciência e Tecnologia nestes municípios.

Copa do Mundo

Para os próximos anos, o presidente do Ibram informou que vai concentrar as ações na organização do legado cultural do Brasil, com vistas à realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014. A instituição está elaborando um projeto que será apresentado pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, ao Grupo de Trabalho da Copa.  “Estamos nos empenhando na qualificação dos museus para a Copa, principalmente em torno das 12 cidades-sedes que receberão os eventos do Mundial”, comentou .

O presidente destacou, também, outras ações que pretendem desenvolver nos próximos meses, tais como a realização do Fórum Nacional do Museus, na cidade do Rio de Janeiro, na segunda semana de julho, e as comemorações da 10ª Semana Nacional de Museus, no mês de maio, além da ampliação dos Pontos de Memória do Brasil, no exterior.

(Texto: Patrícia Saldanha, Ascom/ MinC)

Fonte: MinC
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 21/01/2012 em Uncategorized

 

Tags:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: