RSS

Projeto Quilombola Cultural

24 jan

24-01-2012 – Fátima de Carvalho

Fundação Palmares e UERJ firmam parceria que beneficiará comunidades quilombolas de todo país

Com o intuito de promover o fortalecimento institucional, técnico e operacional de empreendedores, cooperativas e associações quilombolas, a Fundação Cultural Palmares (FCP), vinculada ao Ministério da Cultura, e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) firmaram parceria que concede apoio financeiro para a realização do projeto Quilombola Cultural. A ação de fomento tem a finalidade de mapear e proteger o patrimônio material e imaterial dessas comunidades.

O projeto tem como metas a capacitação de 100 empreendedores e 30 associações em empreendedorismo quilombola, a construção da rede de articulação da economia da cultura dos quilombos, além de assistência técnica e jurídica para as comunidades. A iniciativa também prevê a elaboração do Mapa do Patrimônio Cultural Quilombola, por meio do lançamento de cinco volumes de livros, criação de um site e a realização do Seminário Nacional de Capacitação de Empreendedores Quilombolas.

Igualdade racial

O presidente da FCP, Eloi Ferreira, ressaltou que a iniciativa vai ao encontro do Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010) por oferecer condições para que as comunidades tenham maior acesso aos bens econômicos e culturais contemporâneos e valorizem o patrimônio histórico e cultural quilombola. “O desafio que vamos perseguir é o da busca de mais recursos para atender a um número maior de comunidades. Esta ação, com certeza, é especial para proteger e preservar o patrimônio cultural afro-brasileiro representado pelos remanescentes dos quilombos”, disse o presidente da Palmares.

O convênio prevê, ainda, a realização de atividades no prazo de 12 meses e beneficiará comunidades de todo o Brasil, tendo em vista fomentar o desenvolvimento da produção, o acesso à justiça, à informação e às decisões parlamentares; a proteção ambiental, agrária e os direitos humanos; a circulação e consumo de bens e serviços culturais quilombolas.

Leia Mais

(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Fotos: Regina Santos – Ascom FCP/MinC)
(Fonte: FCP/MinC)

Fonte: MinC
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 24/01/2012 em Uncategorized

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: