RSS

Revista mostra a tecnologia a serviço do cinema – 28/1 – Rio de Janeiro, RJ

28 jan

28-01-2012 – Fátima de Carvalho

                          Batman Zavareze fala sobre o festival Multiplicidade em entrevista no estúdio

O Revista do Cinema Brasileiro deste sábado vai mostrar como as inovações tecnológicas estão a serviço da indústria cinematográfica. De softwares a câmeras, passando pelos projetores, as empresas que fornecem os equipamentos para essa indústria devem estar atentas às novas necessidades dos realizadores, que por sua vez encontram um terreno cada vez mais fértil para a criação.

André Horta vai falar, nesta edição do programa, sobre a nova menina dos olhos dos diretores de fotografia do mercado brasileiro: a câmera Alexa. Esse novo sistema de câmera digital, lançado pela empresa alemã Arri, possibilita produções equivalentes ao formato 35 mm e já caiu no gosto de muitos profissionais da área, inclusive no de Horta.

No estúdio, Maria Luísa recebe Batman Zavareze, curador e idealizador do Multiplicidade, um festival que teve início há sete anos, trazendo a proposta de unir arte, música, tecnologia e cinema. O Multiplicidade acontece todo ano no Oi Futuro exibindo trabalhos de artistas que navegam por diversas linguagens audiovisuais simultaneamente. Designer, fotógrafo, diretor, produtor e videoartista, Batman é a perfeita tradução da pluralidade que define o próprio festival. Ele vai contar como é o trabalho de busca pelas últimas novidades e novos talentos ao redor do mundo.

Desde a elaboração de um roteiro, novas tecnologias auxiliam o trabalho de quem faz cinema. O programa exibe uma reportagem sobre o software Story Touch, criado pelo diretor Paulo Morelli, que fez o filme Cidade dos Homens e trabalha com a produtora O2. Através de gráficos e cores, o programa traz aos escritores a possibilidade de uma perspectiva concreta e visual das histórias que estão desenvolvendo. Acompanham a evolução das emoções, sentem o tom e o ritmo, dimensionam a presença dos personagens e visualizam o tamanho das sequências e cenas.

Considerado um dos principais nomes de efeitos especiais no Brasil, Claudio Peralta vai participar de um bate-papo sobre carreira e mercado. Ele é o responsável pelos efeitos dos longas O Homem do Futuro, Lope e Os Normais. Peralta ainda aponta as últimas tecnologias e os novos caminhos para quem está começando.

O programa também exibe uma reportagem sobre exibição digital em formato 4K, que está chegando ao Brasil timidamente. A equipe conversou com a organizadora do festival Culturadigital.br, Gabriela Agustini, sobre a expansão dessas tecnologias mundo afora.

O Revista vai ao ar às 20h30, com reprise na terça, à 1h, na TV Brasil.

onde fica: TV Brasil
quando ir: 28/1/2012, às 20:30h
website: http://revistadocinemabrasileiro.com.br/

Fonte: overmundo / Projeto Paralelo

 

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 28/01/2012 em Uncategorized

 

Tags: ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: