RSS

Abril será ‘o mês dos Canarinhos’

30 jan

30-01-2012 – Fátima de Carvalho

O projeto Canarinhos do Itapety completa 10 anos em 2012. Durante todo este tempo, atendeu cerca de 3 mil crianças e se tornou uma das mais importantes iniciativas sócio-culturais da Cidade. É por isso que a Secretaria Municipal de Cultura promoverá uma série de eventos especiais para comemorar a data, no mês de abril.

Um resumo da programação já havia sido divulgado pelo secretário da Pasta, José Luiz Freire de Almeida, em entrevista concedida à reportagem no final do ano passado. Segundo ele, este é um dos principais destaques do cronograma de 2012. As atividades terão início no dia 17 de abril e se estendem até 21 do mesmo mês. A equipe da Secretaria ainda está finalizando os últimos detalhes, mas já é certo a realização de apresentações e, talvez, uma exposição.

Para o primeiro dia de festa, está programado o “Eles/Elas & Canarinhos do Itapety”. Na oportunidade, o coro se reúne com oito cantores mogianos para interpretar o repertório de artistas de renome que já passaram pela Cidade. “São músicos que se apresentaram com os Canarinhos no aniversário da Cidade, como Ivan Lins, Moraes Moreira e Elba Ramalho”, conta o secretário.

Já no dia seguinte, será a vez da banda Boigy – uma ramificação do Canarinhos – tocar ao lado de uma bateria de escola de samba (da Vila Industrial). No repertório estarão clássicos da música popular brasileira. Considerado sucesso dentro do currículo do projeto, o espetáculo “Os Saltimbancos” também fará parte do cronograma. No dia 19, o Coral mais a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes se unem à Cia. Realce para contar a história. Antes tem a performance da Boigy.

Dia 20, sexta-feira, será a vez do ‘Canarinhos – Filhos de Mogi’. Na ocasião, as crianças interpretam as músicas que apresentaram em eventos como o Gran Finale – Festival Nacional de Corais Infantis. Aliás, a agenda do coro da Cidade é extensa. Já estiveram em espaços importantes, como a Sala São Paulo, o Palácio dos Bandeirantes, entre outros.

Outra proposta incluída neste cronograma é o “Canarinhos cantam Compositores Mogianos”. A ideia é que a Orquestra faça arranjos especiais de canções de autores da Cidade para que as crianças possam interpretá-las. Se houver verba suficiente, a apresentação poderá resultar em um CD. “Temos uma pessoa que já está em contato com estes compositores”, conta Solange Urbano, regente do coro e coordenadora do projeto.

Todas as apresentações, com exceção desta última que será no Cemforpe, devem ser realizadas na Praça Oswaldo Cruz.

“Assim conseguimos reunir um público maior, visto que em dezembro, quando realizamos o ‘Auto de Natal’, a praça ficou lotada. É que, além do público que acompanha, tem aquelas pessoas que só estão de passagem e param para ver”, diz Almeida.

Homenagem

Dentro das comemorações, o maestro Antonio Freire Mármora, considerado um dos principais parceiros do projeto, ganhará destaque.

“Não poderíamos esquecer de homenageá-lo. Em muitas oportunidades estivemos juntos”, conta Solange.

Fonte: odiáriodemogi
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 30/01/2012 em Uncategorized

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: