RSS

Navio negreiro

07 fev

07-02-2012 – Fátima de Carvalho

Lúdico, espetáculo aborda questão do negro no Brasil

TANIA COCOVIA – PAULÍNIA
                                                          Cultura africana é apresentada através da dança, 
                                                          teatro, circo e música em Paulínia

Um dos poemas mais conhecidos de Castro Alves foi transformado em espetáculo. “O Navio Negreiro – Tragédia no Mar” será apresentado sexta-feira e sábado, às 20h, no Theatro Municipal de Paulínia.

A produção é da Abamba (Associação dos Benfeitores e Amigos de Meninos Bailarinos Atores), de Campinas.

“Estamos trabalhando com esse espetáculo há oito meses e vai ser a primeira vez que iremos nos apresentar em Paulínia. O público vai conferir uma mistura de teatro, ballet clássico, dança contemporânea, circo, música. Algo bem diferente de todas as produções que a Abamba já fez”, destaca Ligia Silvia Queiroz Regina, organizadora do espetáculo.

Com auxílio do ProAC (Programa de Ação Cultural) e produção da 3s Projetos, o grupo mostra a versatilidade de técnicas aprendidas no projeto de formação da Abamba. Foram necessários dois anos de pesquisa para chegar a um espetáculo realista e com visão histórica de uma tragédia que aconteceu no Brasil de 1.500 a 1.888 envolvendo os negros.

“Dez atores-bailarinos sobem ao palco para declamar alguns trechos do poema e encená-los através da dança. É um espetáculo mágico e emocionante. Vamos montar um navio no palco do teatro, tudo para deixar o ambiente mais envolvente. Abordamos a cultura africana para a cultura branca, na música, religião, alimentação, artesanato, pois é um povo alegre”, ressalta Ligia.

Zumbi, Martin Luther King, Pelé, Grande Otelo, Clementina de Jesus, Vado, Augusto Pompêo, Nelson Mandela, Barak Obama, Milton Nascimento e Clementina de Jesus são algumas personalidades que são homenageadas no final do espetáculo.

ABAMBA

A Abamba surgiu em 1997 da necessidade de prover uma alternativa sócio-educacional para meninos oriundos de famílias de baixa renda, em situação de risco, com interesse e aptidão para a carreira artística, em especial a dança, porém sem condições de realizar seu objetivo, dado a inexistência de instituições de ensino voltadas para o atendimento desse público.

Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do teatro. Mais informações pelo telefone (19) 3933-2140.

Fonte: TodoDia
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 07/02/2012 em Uncategorized

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: