RSS

Teatro Gamboa sedia III Mostra de Monólogos

23 fev

23-02-2012 – Fátima de Carvalho

Eduarda Uzêda

                                           Alberto Gonçalves | Divulgação

Em 27 de março comemora-se o Dia Internacional de Teatro e o Dia Nacional do Circo. Para homenagear os artistas do palco e do picadeiro, o Teatro Gamboa Nova promove, durante todo o mês de março, a III Mostra de Monólogos, que contempla nove solos de estéticas diversas.
O diretor artístico do teatro, Rino Carvalho, afirma que o projeto visa incentivar e dar visibilidade ao artista que se propõe a investigar seu trabalho em formato solo. “A luta é para que a Mostra de Monólogos (projeto do teatro) consiga patrocínios para se manter como um projeto paralelo”, frisa, destacando que resolveu continuar investindo nos solos porque cada vez mais intérpretes baianos têm se proposto a este desafio.
Entre os destaques, a estreia de Uma Pitada de Sarau, com o ator e poeta João Figuer, direção de Fernando Ishiruji. O artista selecionou 20 poesias do livro De Amor, Desamor, Uma pitada de Sal, de sua autoria para mostrar ao público.

Convidadas – O espetáculo, que será apresentado sempre aos domingos, às 17 horas, de acordo com João, traz convidadas especiais: Kátia Borges (dia 11), Gina na Leite (18) e Karina Rabinovitz (25), todas ligadas ao universo da poesia.

Já a abertura da mostra traz a atriz baiana Juliana Bebé (indicada ao Prêmio Braskem de Teatro/2009), com o espetáculo Amanheceu, que trata da violência sexual contra a mulher.

A montagem, sensível, tem direção de Laura Franco e música homônima do cantor e compositor MIlton Nascimento. Será apresentada de 1° a 4 de março, às 20 horas.

Clarice Lispector – Outro trabalho que chama a atenção pelo tema de pesquisa é Lispector by Ia, inspirada na obra da escritora Clarice Lispector. A atriz Ia Santaché, que se apresentará sempre às quartas-feiras, às 20 horas, é apaixonada pela escritora.

“O solo traz fragmentos de obras de Clarice, como A Paixão Segundo G. H, Água Viva, A Hora da Estrela, A Maçã no Escuro e O Livro dos Prazeres”, entrega.
Não falta uma livre adaptação da tragédia shakespeareana Macbeth, trazendo à cena um morador de rua atormentado. Trata-se do solo Recarregando Macbeth, com Alam Félix, que também assina a direção. Será apresentado nos dias 10 e 11.

Vanessa Melo, do grupo Dimenti, apresenta o único monólogo gratuito da mostra, Xou, que será apresentado nos dias 22 a 25, misturando diversas referências e ícones pop como Xuxa, programa de auditório e conto de fada, “Xou, que integra um processo patrocinado pelo Dimenti, fala sobre a frustração de sonhos idealizados da infância, a exemplo do corpo ideal”, diz ela.

Na mostra de solos adultos constam, ainda, Negreiros 2, com Leandro Rocha, que questiona o mito da democracia racial; Nhô Guimarães, com Deusi Magalhães, inspirada na obra homônima de Aleilton Fonseca, concebido como uma homenagem ao escritor João Guimarães Rosa, no cinquentenário de Grande Sertão – Veredas; e Toma Jeito de Gente, com Ricardo Fagundes

Infantil – Anderson dy Souza diz que se inspira no universo onírico na montagem Sonho, que traz à cena um velho solitário, que nunca ousou aproximar-se das pessoas. O ator opina sobre a “explosão” de monólogos na cena local. “Está cada vez mais difícil produzir teatro.

Uma peça com vários atores se torna quase inviável participar de viagens e até de festivais. O que acontece é que o artista está se adequando a este cenário de produção”. O desafio artístico de se apresentar com projeto autoral é também outro fator apontado pelo artista, em relação ao formato teatral de solos.

Fonte: atarde
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 23/02/2012 em Uncategorized

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: