RSS

Gê Borges expõe obras inspiradas na vanguarda de 27/2 a 09/3 · Belo Horizonte, MG

29 fev

29-02-2012 – Fátima de Carvalho

 

                                   Um dos quadros da artista plástica que fica em exposição até 09 de março

Depois de 20 anos em Paris, onde apresentou suas obras de arte em galerias e vernissages privés para seletos grupos influentes, Gê Borges apresenta em Belo Horizonte sua exposição individual, na Galeria de Arte do Espaço Gustavo Capanema (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho) de 27 de fevereiro a 9 de março, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A entrada é franca.

Sob o tema Lumiére, a artista plástica vai apresentar mais de 30 obras de diferentes períodos de sua carreira, sendo a mais antiga datada de 1989 e as mais recentes de 2011. Mais conhecida como Le Peintre de la Lumiére (A pintora da luz), alcunha que recebeu em Paris por ter como marca o uso de cores fortes e puras, Gê tem mais de 30 anos de carreira e seu estilo se encontra na vanguarda futurista, buscando sempre a experimentação estética e a ruptura de padrões. Em seus quadros, trabalha a abstração, com uma grande variação de cores, contrastes e sobreposição de imagens; utiliza também tecido americano cru rasgado e cortado em pedaços, costurado e grampeado no chassi, representando a não-materialização dos objetos.

Sua inspiração vem das cores e a artista costuma dizer que sua vida é a pintura: “Primeiro respiro Deus, depois respiro arte”, conta. Ela se considera uma cientista da arte, ama o irregular, o desacerto e faz deles uma arte harmoniosa e futurista. Gê Borges apresenta um traço solto, onde a linha espontânea mostra um desenho sem detalhes, estilizado em suas formas usadas de maneira bastante gestual.

Sobre Gê Borges
Pintora, escultora e cenógrafa, nascida em Guimarânia (Triângulo Mineiro), ainda pequena mudou-se para Belo Horizonte. Tem formação em Artes Plásticas na Escola Guignard, com especialização em pintura e escultura, e no curso de pintura da Escola de Belas Artes da UFMG. Como professora, ministrou aulas particulares de desenho, pintura e cerâmica.

No Brasil, fez a exposição coletiva – pintura painel “A casa das minhas tristezas”, tendo recebido menção honrosa do Salão Nacional de Tiradentes (São Paulo), e nas galerias da ACM e DER (Belo Horizonte). Realizou vernissages na Galeria Gê Borges Arte Contemporânea (Fortaleza), na Galeria do Clube Montana Verde (Belo Horizonte). Concebeu a capa do livro “Viagem de um Missionário”, do bispo Pettersson William. Foi cenógrafa nas peças “Desejo de Afrodite”, encenada no Teatro Francisco Nunes (Belo Horizonte), em 2003; “A Dama das Camélias”, no Teatro Casanova (Belo Horizonte), em 1998; e nas óperas “Carmen”, de Bizet, no Palácio das Artes, em 1984; “Madame Butterfly”, de Puccini, no Palácio das Artes, em 1983.

Em 1988, mudou-se para Paris, onde desenvolveu trabalhos utilizando elementos inusitados na escultura e na pintura e teve suas obras negociadas em importantes galerias, entre elas, o Richelieu-Drouot, uma das maiores do mundo. De 1998 a 2000, fez inúmeras vernissages em galerias de Paris e em Côte d’Azur (litoral sul da França). Também realizou exposição de quadros no Okay Café, em Paris (2008); executou a pintura mural “Organização Brasil”, na parede do Champs Elysees, em Paris (2003); dirigiu, foi cenógrafa e atuou na peça “Construção nº 1”, no Teatro Dejazet Paris; trabalhou como cenógrafa na peça infantil “Pequeno Polegar”, encenada em Laon (França);

Serviço
Exposição “Lumiére”, de Gê Borges
Data: de 27 de fevereiro a 09 de março (segunda a sexta-feira)
Horário: Das 8 às 18 horas
Local: Galeria de Arte do Espaço Gustavo Capanema
Endereço: Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho
Mais informações: (31) 2108-7827/2108-7826
Entrada Franca

Fonte: overmundo / Quel Moreno
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s

 

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 29/02/2012 em Uncategorized

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: