RSS

“Debates Vivo EnCena” chega a Belo Horizonte 10/3 · Belo Horizonte, MG

03 mar

03-03-2012 – Fátima de Carvalho

Dib Carneiro Neto será o mediador do debate

 

O programa cultural Vivo EnCena chega à Belo Horizonte no dia 10 de março (sábado) e traz o projeto “Debates Vivo EnCena: O trágico na Contemporaneidade”, no Teatro Alterosa (Av. Assis Chateaubriant, 499 – Floresta), às 17 horas. Sob curadoria do pesquisador em gestão cultural e curador do programa cultural Vivo EnCena, Expedito Araujo, a discussão tem entrada franca e o tema é baseado na tragédia grega de Eurípedes, Hécuba – rainha que sofre com a perda do filho e da filha e a vingança pela morte do primeiro.

O projeto tem como objetivo estimular o encontro de artistas e estudiosos que participam da elaboração de uma obra cênica com autonomia de criação em contato com as diversas dinâmicas estéticas em todas as áreas de composição e público, tornando acessível o diálogo sobre temas relevantes ao fazer teatral. A cidade exerce importante influência nos movimentos artísticos e culturais e desta forma, o “Debates Vivo EnCena: O Trágico na Contemporaneidade” pretende ampliar o olhar sobre as performances do cotidiano, descobrir as possibilidades de (re) significação a partir dos discursos dos convidados e refletir sobre o papel da arte em contextos específicos. De acordo com Expedito Araujo, o projeto exerce um papel fundamental que ultrapassa os limites dos palcos: “Nosso protagonismo vem justamente deste diferencial, não se encerrar na montagem, mas pensar a partir dela, promovendo projetos próprios que vão além do espetáculo”, explica.

A ação tem como objetivo a formação de plateia e de espectadores e também uma reflexão sobre o acesso ao conhecimento a partir das artes cênicas, já que o projeto sempre dialoga com um espetáculo da Rede Vivo EnCena. No primeiro debate na capital mineira o diálogo será com a montagem de Hécuba, com direção de Gabriela Villela, embora se caracterize como uma ação independente.

Sinopse
O intuito do debate é promover a reflexão sobre o lugar do “trágico” na cena teatral dos dias de hoje e de como as tragédias, como gênero teatral, podem dialogar com um público de uma sociedade cada vez mais líquida. Com curadoria de Expedito Araujo, mediado pelo jornalista cultural Dib Carneiro Neto, e tendo como palestrantes os diretores Aderbal Freire Filho, Cida Falabella e César Augusto, além da atriz paulistana Juliana Galdino, o debate traz experiências diferenciadas na contemporaneidade para o fazer teatral, com todos os signos que o envolvem e com o “trágico” como elemento imprescindível.

Sobre o Vivo EnCena
A Política Cultural Vivo tem como base conceitual o estímulo à formação de redes nos diversos setores artísticos. O Vivo EnCena, programa cultural da Vivo para as artes cênicas, tendo atuação potente nos setores do teatro e da dança, estimula a criação de novas pontes e possibilidades sustentáveis. Mais que discutir, pretende-se criar novas pontes para a cultura e educação.

Por meio de ações como o seminário “A Sociedade em Rede e o Teatro”, o projeto “Vivo EnCena Teatro e Animação”, patrocínios incentivados em todo o país e a curadoria do Espaço Cultural Vivo na cidade de São Paulo, o programa estimula a conectividade e a transformação, utilizando-se das artes cênicas para gerar interação e, assim, promover a criação de redes com planos de futuro sustentáveis.

A rede Vivo EnCena é realizada há dois anos, está presente em 18 estados do país e já patrocinou mais de 50 projetos continuados. O programa utiliza o teatro como ferramenta viva de acesso, reflexão, inclusão, autonomia e transformação. A iniciativa estimula o encontro de artistas em diferentes estágios de suas carreiras – iniciantes, amadores e profissionais – para trazer resultados positivos sobre a trajetória e sustentabilidade de todos. Atualmente patrocina mais de 10 projetos no estado de Minas Gerais.

onde fica: Teatro Alterosa, Belo Horizonte
quando ir: 10/3/2012, às 17:00h
quanto custa: Entrada Franca
contato: (31) 3237-6611

Fonte: overmundo / Quel Moreno
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 03/03/2012 em Uncategorized

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: