RSS

Conferência sobre José Saramago 14/3 · Mossoró, RN

14 mar

14-03-2012 – Fátima de Carvalho

 

                          O escritor português José Saramago será tema de conferência

Ao longo de pouco mais de seis anos de pesquisa em José Saramago, o Professor Pedro Fernandes anuncia a realização de mais uma conferência em torno da obra do escritor português. O professor conta que conheceu a obra do Prêmio Nobel de Literatura enquanto, numa das suas muitas idas à Biblioteca Setorial Padre Sátiro Cavalcanti, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, quando então cursava Letras, Língua Portuguesa, teve nas mãos O evangelho segundo Jesus Cristo. “Peguei o romance e li as duas primeiras páginas e não entendi absolutamente nada. Reli. E devo ter lido outras duas, três vezes. Foi o suficiente. É esse o escritor que quero estudar” – confessa Pedro. O romance é o livro mais polêmico de Saramago. Por causa dele, o escritor autoexilou-se em Lanzarote, depois de ter sido barrado pelo governo português à candidatura no Prêmio Literário Europeu e a Igreja Católica chegou a colocá-lo no indíce dos livros impróprios aos cristãos.

A trajetória de leitor da obra de José Saramago rendeu-lhe já muitos trabalhos: muitos publicados em anais de eventos locais, nacionais e internacionais, outros publicados em periódicos nacionais. Textos que, segundo o professor, estarão sendo compilados para uma futura edição em livro. Além do que, sua dissertação de mestrado que está em edição pela carioca Appris Editora, também versa sobre José Saramago. Mais especificamente sobre o feminino na obra do escitor português. Intitulada Retratos para a construção do feminino em José Saramago – “não será esse o título que virá sob forma de livro”, garante -, a pesquisa levou dois anos para ser concluída e toma por base toda a produção literária saramaguiana, sobretudo, os romances Memorial do convento e o aclamado Ensaio sobre a cegueira. Esse romance foi adaptado para as telas pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles.

Ano passado, Pedro, que também é editor-chefe do caderno revista 7faces, uma publicação eletrônica e sem fins lucrativos que já pôs on-line mais de 50 poetas de Brasil, Portugal, Chile, Itália, organizou com professores de várias Instituições de Ensino Superior brasileiras e portuguesas, uma edição especial sobre a obra poética de José Saramago. Variações sobre um mesmo tom – diálogos sobre a poesia de José Saramago foi um revista acadêmica com trabalhos de pesquisadores brasileiros, portugueses, argentinos e italianos e contou com importantes apoios nacionais e internacionais em torno da ideia.

Além do que, toca “aos trancos e barrancos” (como diz) o projeto Um caderno para Saramago – espécie de enciclopédia virtual que traz um ajunte de textos que vem sendo catalogados pelo professor e outras peculiaridades em torno da produção literária do escritor, como uma espécie de jogo acadêmico e de fã. E, claro, fora os cursos, palestras e conferências que já ministrou no Rio Grande do Norte sobre José Saramago e sua obra literária.

A conferência que Professor Mestre Pedro Fernandes notifica agora, ocorrerá no dia 14 de março. Versará sobre o título José Saramago: subverter para intervir. A conferência terá lugar no Auditório da Faculdade de Letras e Artes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, instituição onde atualmente é professor. O evento começa às 19h30min e entra no âmbito de um ciclo de conferências que está sendo organizado por alunos do 8º período do curso de Letras, Língua Portuguesa. Sem adiantar muitos detalhes sobre sua fala, Pedro garante que estará tocando em alguns pontos que já vem esboçando a um certo tempo em torno da literatura saramaguiana. Literatura que deverá por na estante pelo menos pelos quatro anos seguintes em que estará mergulhado noutro estudo no âmbito de seu Doutorado em Literatura Comparada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

onde fica: Auditório da Faculdade de Letras e Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Centra
lquando ir: 14/3/2012, às 19:30h
quanto custa: Livre
website: http://www.letrasinversoreverso.blogspot.com/
contato: pedro.letras@yahoo.com.br

Fonte: overmundo / Pedro Fernandes
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 14/03/2012 em Uncategorized

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: