RSS

Concerto de Música Barroca – 11-04 – Goiânia-GO

05 abr

05-04-2012 – Fátima de Carvalho


PROGRAMA

F. Mancini (1672-1737) 
Sonata II em Mi menor
Andante
Allegro
Largo
Allegro

G. Ph. Telemann (1681-1767). 
Fantasia em Fá Maior
Grave
Vivace
Adagio
Allegro

J. S. Bach (1685-1750) 
Sonata em Fá maior BWV 1035
Adagio ma non tanto
Allegro
Siciliano
Allegro assai

J. S. Bach (1685-1750) 
Prelúdio e Fuga em Mí menor BWV 855

G. Ph. Telemann (1681-1767) 
Sonata em Re menor
Affettuoso
Presto
Grave
Allegro

Os músicos

David Castelo, flauta doce

Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), David Castelo estudou regência na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é formado em flauta doce pela Faculdade Santa Marcelina – SP, na classe da prof. Isa Poncet. No período de 1998 a 2003, David Castelo estudou no Conservatório Real de Haia (Holanda), orientado por Reine-Marie Verhagen e Peter van Heyghen. Nesta instituição obteve o “The Post-Graduate Certificate for Advanced Studies”; o “The First Phase Diploma” e o “The Seconde Phase Diploma” (Master’s of Music – Soloist Diploma), sendo esta a mais alta titulação concedida a um instrumentista na Europa. Ao longo de sua formação estudou com: Ricardo Kanji, Edmundo Hora, Cléa Galhano, Hugo Reyne, Sébastien Marq, Marion Verbruggen e Kees Boeke. Como intérprete e palestrante, tem atuado nas principais capitais brasileiras bem como na Holanda, Alemanha e Itália, destacando-se os seguintes eventos: Festival Internacional Bach, solista na Orquestra Barroca do Conservatório Real de Haia (dir. Jaap ter Linden), Rotterdam, (Holanda), 1999; Festival Internacional Bach de Amsterdam, solista na Orquestra Colegium Musicum (dir. Tini Mathot), Holanda, 2001; Concerto de Abertura do Congresso Internacional Jeroun Bosch, Den Bosch (Holanda), 2001; Festival Internacional de Música Antiga de Deventer, solista na orquestra Colegium Musicum Den Haag, Deventer (Holanda), 2002; Master Class de Flauta Doce, Conservatório de Tatuí, São Paulo, 2003; Concerto Barroco, solista na Orquestra Sinfônica Nacional (dir. Ligia Amadio), Rio de Janeiro, 2003; After-Christmas Concert, solista na orquestra Concerto Rotterdam (dir. Marien van Staalen), Rotterdam, 2003; XII Curso Internacional sobre o Método Kodály – Oficina de Flauta doce, São Paulo, 2004; Semana de Música da Universidade Federal de Uberlândia – Curso de Flauta doce, Uberlândia(MG), 2004; Festival Internacional de Música de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul(SP), 2000, 2001, 2004 e 2005; Festival de Música de Londrina, Londrina (Pr), 2007; Projeto “Música Sacra e de Devoção” – Curador – Centro Cultural Bando do Brasil, São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), 2005 e 2006; Projeto “Os Jesuitas e sua Música para Catequese” – diretor musical, Fortaleza (Ce), 2008 a 2010; I Colóquio de Música Antiga da UFG – coordenador, Goiânia (GO), 2009; Festival Nacional de Música da UFG – professor Goiânia (GO), 2009; Projeto “Classicismo” – diretor musical, Fortaleza (Ce), 2010, 2011 e 2012; Curso Internacional de Música de Brasília, Brasília, 2009 e 2012. 

Ana Cecilia Tavares,cravo
 

Natural do Rio de Janeiro, é radicada em Brasília. Mestre em Cravo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez especialização na França como bolsista da CAPES-MEC com a cravista Huguette Dreyfus no ciclo de Perfectionement em cravo, tendo obtido os prêmios Prix d’Excellence (1987) e Prix de Virtuosité (1988). No Brasil, foi vencedora do VI Prêmio Eldorado de Música em São Paulo e gravou disco solo com obras de Marchand e Bach pelo selo Eldorado. Gravou ainda CDs camerísticos com o Estúdio Barroco e com o Trio Barroco de Brasília e o CD para cravo solo Bach/Froberger. Em 2010 lançou CD da obra A Arte da Fuga de J.S. Bach em versão para dois cravos com o cravista Marcelo Fagerlande. O duo se apresentou em teatros no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e nas cidades de Sttutgart e Karlsruhe na Alemanha. Na França fez parte de eventos internacionais de cravo e música de câmara e apresentou-se em diferentes cidades francesas. Estudou baixo contínuo com Olivier Baumont e posteriormente participou de master classes com os cravistas Christophe Rousset, Kenneth Gilbert e Pierre Hantaï. 
Apresenta-se regularmente em Brasília e em diferentes teatros no país. Participou do Ciclo de Concertos para dois, três e quatro cravos, de J.S. Bach, na Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro; apresentou-se no Festival de Música Antiga de Juiz de Fora; na Pinacoteca do Estado de São Paulo; na Série Concertos Eldorado, no Macksoud Plaza; no Theatro Municipal de São Paulo; no Mosteiro de São Bento, em Olinda; e no Museu de Arte Sacra, em Belém.
Foi professora do 28 º e do 31.º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília, ministrou curso de extensão na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, publicou resenha na Revue de Musicologie (França) e é professora de Cravo no CEP – Escola de Música de Brasília.

Local de Realização: Auditório do Sesc Cidadania
Data de Realização: 11/04/2012

Fonte: UFG
Facebook: Teatro  Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s 

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 05/04/2012 em Uncategorized

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: