RSS

Concerto de Música Sacra

06 abr

06-04-2012 – Fátima de Carvalho

Iphan/MinC promove apresentação como parte da programação da Semana Santa na cidade de Goiás

Neste sábado, 7 de abril, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC), por meio de sua superintendência de Goiás, promoverá um concerto de música sacra, a se realizar na Igreja do Rosário, na cidade de Goiás. Também conhecida como Goiás Velho, a cidade é Patrimônio Histórico e Cultural Mundial, título conferido em 2001 pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Em sua sétima edição, o evento integra as comemorações da Semana Santa na cidade goiana e a sua promoção conta com parcerias de entidades, dentre as quais está o Museu Casa de Cora Coralina, instituição que reúne objetos pessoais da poetisa e contista Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (1889-1985).

A direção musical do concerto é de de David Castelo, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG). O repertório apresenta canções de J. S. Bach (1685-1750); A. Scarlatti (1660-1725); G. Frescobaldi (1583-1643); dentre outros compositores do período barroco.

Importância para a comunidade

De acordo com a superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi, a realização de um concerto de música sacra, no Sábado de Aleluia, tem como objetivo principal lembrar a alegria da ressurreição de Jesus com a apresentação de músicas sacras, contextualizadas com a Semana Santa da cidade de Goiás.

“Esse tipo de evento é importante para a comunidade, pois permite que ela tenha acesso a esse estilo musical dentro de um contexto maior, que tem como patrimônio histórico e cultural a própria cidade”, destaca o músico e tenor Hudson Ayres, que integra o grupo, assim como  Beatriz Pavan, Ricardo Rosembergue e Gustavo Weis Freccia.

Tradições culturais

A cidade de Goiás foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial por sua arquitetura barroca tão peculiar, pelas tradições culturais e pela beleza da natureza que a cerca. Recebeu o título no dia 14 de dezembro de 2001, durante a 25ª Convenção Anual do Comitê da Unesco, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), em Helsinque (Finlândia).

É considerada uma das mais atraentes e importantes cidades históricas da região Centro-Oeste do país.

(Fotos: Divulgação/Prefeitura Cidade de Goiás)
(Fonte: Iphan/GO) / MinC

Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s

 

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 06/04/2012 em Uncategorized

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: