RSS

Festival É Tudo Verdade no CCBB-Brasília de 10/4 a 15/4 · Brasília, DF

09 abr

09-04-2012 – Fátima de Carvalho

É TUDO VERDADE 2012

17º FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS

DE 10 A 15 DE ABRIL, NO CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL BRASÍLIA. ENTRADA FRANCA.
Maior festival de documentários do Brasil volta a Brasília
*Exibição de três filmes que fazem estreia mundial no Festival
* Retrospectivas celebram Eduardo Coutinho e Andrés Di Tella
*Entrada franca em todas as sessões

Principal evento dedicado à cultura do documentário na América Latina, o É TUDO VERDADE -FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS volta a apresentar uma seleção de seus destaques em Brasília. Numa realização do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, doze títulos da 17ª edição do festival poderão ser vistos de 10 a 15 de abril próximo, no Cinema do CCBB. O evento ainda promoverá um debate, no dia da abertura para público, contando com a participação de diretores que assinam obras da programação, de um convidado especial, o documentarista Vladimir Carvalho, e do fundador e diretor do festival, o crítico Amir Labaki.

É TUDO VERDADE – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS foi criado por Amir Labaki em 1996. Desde então, tem sido realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro, promovendo mostras competitivas, ciclos especiais, retrospectivas e debates. Em 2004, um recorte da programação geral passou a ser exibido também em Brasília. Agora, depois de uma ausência de dois anos na cidade, o maior festival de documentários do continente volta a ocupar o CCBB com uma programação que contempla as principais mostras do formato original. Pela primeira vez, o festival chegará também a Belo Horizonte, no mês de maio.

Estão na programação filmes da Competição Internacional de Longas, da Competição Brasileira de Longas, da Retrospectiva Internacional, da Retrospectiva Brasileira, da Sessão de Abertura, da mostra O Estado das Coisas e dos Programas Especiais. O público de Brasília terá oportunidade de ver três filmes que fazem sua estreia mundial durante o festival: Jorge Mautner – O Filho do Holocausto, de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt, Dino Cazzola – Uma Filmografia de Brasília, de Andréa Prates e Cleisson Vidal, e Jardins Lawnswood, do polonês Pawel Kuczynski.
ESTRÉIAS E HOMENAGENS

Uma tradição do É TUDO VERDADE – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS em Brasília é exibir os filmes premiados nas mostras competitivas do Rio de Janeiro e de São Paulo, que serão conhecidos em 31 de março próximo, penúltimo dia do festival. Mas três filmes das competitivas já estão programados: Com Amor, Carolyn, das suecas Maria Ramstrom e Malin Korkeasalo, ½ Revolução, de Omar Shargawi e Karin El Hakim, da Dinamarca, e Dino Cazzola – Uma Filmografia de Brasília, de Andréa Prates e Cleisson Vidal, que participam do debate no dia de abertura do festival no CCBB Brasília.

Outros títulos também estão confirmados, como Carrière 250 metros, do mestre mexicano Juan Carlos Rulfo, exibido na categoria hors concours, e Jardins Lawnswood, da Polônia. A Retrospectiva Brasileira faz homenagem ao grande documentarista Eduardo Coutinho. “Coutinho – O Caminho até “Cabra”” vai exibir a versão restaurada do clássico Cabra Marcado para Morrer (1984).

A Retrospectiva Internacional apresentará a obra de Andrés di Tella, cineasta argentino que já participou do festival com obras em competição e, em 2002, integrou o júri internacional. Inédita no Brasil, a mostra apresentará, em Brasília, três dos seis longas-metragens do diretor. “Andrés Di Tella vem desenvolvendo, no último quarto de século, uma obra delicada e complexa que, a um só tempo, indaga a própria identidade e o espírito da época, o engate entre os registros de ontem e os de hoje”, explica Amir Labaki. Entre os longas, destaca-se o inédito Golpes de Ma

onde fica: Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília
quando ir: 10/4/2012 a 15/4/2012
quanto custa: Entrada franca
website: www.objetosim.com.br
contato: Gioconda Caputo e Carmem Moretzsohn

Fonte: overmundo / Objeto Sim
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 09/04/2012 em Uncategorized

 

Tags: ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: