RSS

Luzeiro de Paquetá faz show no coreto do Méier 06/5 · Rio de Janeiro, RJ

04 maio

04-05-2012 – Fátima de Carvalho

                          Octeto faz o passado dialogar com o presente em seu repertório

Depois de entusiasmar os públicos dos coretos de Paquetá e do Aterro do Flamengo, a banda Luzeiro de Paquetá vai se apresentar de graça no Jardim do Méier (no próximo domingo, 6, Dia das Mães) e na Quinta da Boa Vista (13 de maio) dando continuidade ao projeto itinerante “O som dos coretos”. O objetivo da banda com essa sequência de shows é tocar ao vivo temas contemporâneos, fazer um apanhado do repertório das tradicionais bandas de música brasileira e revitalizar os coretos e seu entorno, como praças e parques. É grátis e ao ar livre como os cariocas gostam! As próximas apresentações serão transmitidas ao vivo pela Rádio Rua.

“A nossa ideia foi trazer para a metrópole essa prática, que ainda é muito comum nas cidades do interior”, diz Pedro Paes, saxofonista do Luzeiro. O grupo foi criado justamente para difundir o repertório dessas bandas e, assim como elas, é composto por sopros e percussão, mas em formação reduzida. No roteiro, peças do início do século XX e temas de autores vivos e atuantes, como Cristovão Bastos e Mauricio Carrilho. “Queremos fazer com que o passado dialogue com o novo através de arranjos atuais e adaptações, a maioria feita pelo Luzeiro, e do improviso coletivo”, pontua o clarinetista Rui Alvim.

O schottish “Luzeiro de Paquetá”, de Mauricio Carrilho, nomeia o conjunto e faz uma alusão ao bairro onde nasceu Anacleto de Medeiros, principal figura do universo das bandas de música do Brasil. Anacleto marcou a cena musical com suas composições e fez história ao ser o regente-fundador da Banda do Corpo de Bombeiros, referência até hoje para instrumentistas e estudiosos, entre eles os oito integrantes do Luzeiro de Paquetá.

No roteiro, obras de Ernesto Nazareth (“Pinguim”), Altamiro Carrilho (“Saudade da fazenda”), Tom Jobim (“Derradeira primavera”), Moacir Santos (“Agora eu sei”) e Nino Rota (“Os palhaços”). Formado por Antonio Rocha (flauta e flautim), Rui Alvim (clarinete), Pedro Paes (sax tenor), Aquiles Moraes (trompete), Everson Moraes (trombone), Thiago Osório (tuba), Magno Julio e Marcus Thadeu (percussão), o grupo está trabalhando no seu primeiro álbum, a ser lançado neste 2012. Quer ouvir essa rapaziada ao vivo?

PROGRAME-SE!

Dia 6 de maio, às 11h: Coreto do Jardim do Méier

Dia 13 de maio, às 11h: Coreto da Quinta da Boa Vista (Pagode Chinês)

onde fica: O Jardim do Méier é cercado pelo Corpo de Bombeiros, Hospital Municipal Salgado Filho, a Estrada de Ferro Central do Brasil (estação do Méier) e o Viaduto do Méier.
quando ir: 06/5/2012
quanto custa: Grátis
contato: BELMIRA COMUNICAÇÃO –
Monica Ramalho – moniramalho@gmail.com

Fonte: overmundo
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 04/05/2012 em Uncategorized

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: