RSS

Protótipos / Cortado

08 maio

08-05-2012 – Fátima de Carvalho

A exposição Protótipos/cortado apresenta ao público de Belo Horizonte coleções de imagens de estudos dos espaços urbanos contemporâneos e suas transformações na forma de uma instalação como uma maquete ampliada. O público é convidado a participar realizando colagens compondo novos cenários de destruição e reconstrução usando fotografias realizadas e coletadas pela artista Cristina Ribas, que serão expostas junto à instalação.

A exposição cria um espaço relacional para conversas sobre a experiência da destruição e da reconstrução das cidades a partir na noção de protótipo. Entende-se o protótipo como algo que é temporário, e não algo definitivo. Na exposição o público é convidado a criar seus próprios “protótipos” como modo de pensar a experiência urbana, território comum da vida na contemporaneidade. “A exposição ela mesma também se coloca como um protótipo de reflexividades sobre o espaço urbano, e os aspectos subjetivos, políticos e econômicos que se desenvolvem, por isso são apresentadas uma maquete da exposição e a exposição como maquete”, explica a artista.

As fotografias apresentadas são de demolições em bairros regenerados da cidade de origem da artista, Porto Alegre; de Londres e outras cidades europeias registrandas em constante reconstrução; do atual Rio de Janeiro onde diversas casas são destruídas por projetos de reforma urbana; assim como imagens de arquivos de Guerra, bombardeios, destruições sumárias que apresentam como o aspecto econômico atua na reconstrução desses espaços.

Os trabalhos a serem apresentados são: “Lições de Arquitetura”, fotografia backlight ; “Maquete-ruína”, maquete com projeção de luz; “Anotações urbanas”, fotografia em diversas dimensões; “Protótipos/colagens”, colagens com o público, usado o arquivo de imagens da artista; “Maquete”, uma maquete da própria exposição; “Regeneração/Demolição”, quatro vídeos realizados em Londres de lugares em processos de demolição e reconstrução.

Este projeto foi contemplado pela Funarte no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 – Estação Funarte de Artes Visuais Belo Horizonte.

Informações ao público:

Dias:De 9 de maio a 11 de maio de 2012
Horário:10:00 às 18:00
Local:Funarte MG – Rua Januária, 68 – Floresta – BH, MG.

Fonte: Funarte
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 08/05/2012 em Uncategorized

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: