RSS

“A Cartomante” de 17/5 a 27/5 · Brasília, DF

18 maio

18-05-2012 – Fátima de Carvalho

Depois de ocupar com sucesso em 2010, o Teatro Galpão do Espaço Cultural Renato Russo durante quatro finais de semana, o Grupo Liquidificador está de volta com seu espetáculo de estreia “A Cartomante”. Desta vez a temporada conta com patrocínio do Fundo de Apoio a Cultura do GDF e será itinerante, passando por quatro regiões administrativas do DF: Gama (dias 04, 05 e 06 de maio, no Sesc Gama); Sesc Ceilândia (dias 11, 12 e 13 de maio); Sesc Taguatinga (dias 17, 18 e 19 de maio); e Brasília (24, 25 e 26 de maio, no Teatro Goldoni). A entrada para todas as apresentações é franca.
A peça “A Cartomante” é baseada no conto homônimo do escritor Machado de Assis, publicado originalmente em 1884. A história gira em torno do triângulo amoroso que se forma entre Vilela, sua esposa Rita e seu amigo de infância Camilo. Paixão, traição e mistério influenciam o enredo dessa história que tem uma cartomante como personagem-chave, selando o destino dos três. O realismo crítico e irônico do texto machadiano marca a trama, que inspira nos leitores e espectadores uma reflexão sobre o poder das decisões e suas conseqüências diretas sobre o destino dos personagens que caminham para um desfecho trágico e surpreendente.
Para transpor o conto para os palcos, o Grupo Liquidificador se debruçou sobre a obra. Misturando o universo machadiano aos universos pessoais dos atores, a companhia chegou a uma estética peculiar, que une elementos do flamenco, do melodrama e das cultura pop e cigana. Os personagens Vilela, Rita e Camilo são colocados no centro de uma arena, rodeados pelo público e por duas figuras essenciais para a trama: Machado de Assis, que aqui se transforma em personagem-narrador, interferindo na peça e dialogando diretamente com seus “convidados especiais”, ou seja, a platéia; e no canto oposto, a Cartomante, que por também carregar um certo poder sobre o triângulo amoroso, rouba em alguns momentos a onipotência de Machado. A dúvida está em saber se ela é imune ao poder do narrador, ou se ela também é um objeto dele que representa na história esse poder ambíguo do controle do destino das pessoas.
O grande conflito do espetáculo é a luta que Camilo trava contra a irresistível atração que sente por Rita. O medo de Vilela descobrir o caso, as constantes cartas anônimas que recebe com ameaças de denúncia, além do remorso por estar traindo seu melhor amigo, geram uma gigantesca paranoia na cabeça de Camilo. Ao colocá-lo em uma arena com os outros personagens, o Grupo o posiciona como numa tourada, onde o toureiro brinca com a força mortal do touro, chegando várias vezes quase ser pego por detrás do manto vermelho.
Essa dramaturgia, assinada coletivamente pelo Grupo e dirigida por Fernando Carvalho, concede à montagem um tom de descontração e leveza, sem deixar de lado, entretanto, a qualidade e o significado da prosa do escritor Machado de Assis, considerado um dos mais importantes da língua portuguesa. A trágica trama ganha contornos de comédia pelas teias da linguagem performática, do jogo, do improviso e do diálogo entre atores e público. A proposta do Grupo Liquidificador é apresentar o Machado de Assis que está nas entrelinhas de sua obra, verdadeiramente irreverente e arquiteto da empatia com seu leitor, ou neste caso, o espectador.
Nova temporada – Nesta nova temporada do espetáculo “A Cartomante”, o Grupo Liquidificador passará por quatro cidades do Distrito Federal: Gama, Ceilândia, Taguatinga e Plano Piloto (ver dias, horários e locais no serviço). Serão ao todo 16 apresentações, sendo três por semana para o público em geral (de sexta a domingo), e uma especial as sextas-feiras para alunos de escolas públicas.

onde fica: Gama

Data: 04, 05 e 06 de maio de 2012

Local: Sesc Gama

Horário: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Sessão especial para escola: 04 de maio de 2012, às 16h, no CEM 03 – Ceilândia

Data: 11, 12 e 13 de maio de 2012

Local: Sesc Ceilândia
Horário: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Cidade: Taguatinga

Data: 17, 18 e 19 de maio de 2012
Local: Teatro Paulo Autran- Sesc Taguatinga Norte
Horário: quinta, sexta e sábado, às 20h

Cidade: Plano Piloto
Data: 24, 25 e 26 de maio de 2012
Local: Teatro Goldoni
Horário: quinta, sexta e sábado, às 21h
quando ir: 17/5/2012 a 27/5/2012
quanto custa: Entrada franca

Fonte: overmundo
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s

 

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 18/05/2012 em Uncategorized

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: