RSS

Parque das Ruínas recebe peça de Valère Novarina de 19/5 a 17/6 · Rio de Janeiro, RJ

18 maio

18-05-2012 – Fátima de Carvalho

                          Ângela Leite Lopes em cena de “Teatro dos Ouvidos”

Palco e platéia habitam o mesmo espaço em “Teatro dos Ouvidos”, do francês Valère Novarina, direção de Antonio Guedes, que inicia sábado, às 16h, nova temporada no Rio de Janeiro, agora na galeria do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Quando entra na galeria, o público torna-se parte da cena, caminhando pelo labirinto de paredes diáfanas da instalação criada pela artista plástica Bel Barcellos. A entrada é franca.
É por este labirinto que a atriz Angela Leite Lopes diz o texto de “Teatro dos ouvidos”, promovendo uma experiência única para o público. A inauguração da instalação que compõe a ambientação do espaço será dia 19 de maio, às 16h. A performance que completa a proposta, poderá ser vista sempre aos sábados e domingos às 16h, até 17 de junho.

“Este trabalho é um híbrido de artes cênicas e plásticas, em que uma atriz fará uma performance dentro de uma instalação na qual o público também estará inserido. Queremos propor um teatro que brota numa dimensão interna, íntima, a partir da imersão do ouvinte na narrativa de Novarina”, destaca o diretor.

Antonio Guedes considera a instalação o ponto de intersecção de todos os resultados. Bel Barcellos reuniu 22 lâminas de tecido, que pendem do teto da galeria,e, sobre parte dessas lâminas, desenhou com grafite imagens de Angela Leite Lopes, ‘pincelando-as’ com querosene. Noutras partes, bordou trechos do texto de Novarina.

“A instalação dá continuidade à pesquisa que venho realizando com meus desenhos/bordados. Ampliei os formatos dos tecidos para que ocupassem toda a galeria”, conta a artista plástica.

Quando Angela Leite Lopes – que dirige desde 1998 a coleção “dramaturgias” da Editora 7 Letras – propôs a Antonio que realizassem um audiolivro sobre o texto, Guedes até aceitou o convite, desde que ampliassem as possibilidades cênicas. “Novarina propõe em ‘Teatro dos ouvidos’ que o indivíduo desapareça para fazer surgir, no lugar do indivíduo, a linguagem, ou seja, aquilo que verdadeiramente constrói, materializa o indivíduo. Mostra o processo pelo qual um indivíduo se despe do excesso de belas descrições do homem, para mostrar o homem precário, diferente do cotidiano”, reflete o diretor.

onde fica: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas – Rua Murtinho Nobre, 169.
Tel.: (21) 2224-3922 / 2215-0621
Temporada: 19/05 a 17/06
Visitação da instalação: de terça a sexta, de 10h às 18h
sábados e domingos de 10h às 15h
Apresentação da performance: sábados e domingos às 16h.
Grátis.
quando ir: 19/5/2012 a 17/6/2012, às 16:00h
quanto custa: Grátis
contato: monicariani@gmail.com

Fonte: overmundo
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s

 

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 18/05/2012 em Uncategorized

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: