RSS

Galpão faz 30 anos com reestreia de ‘Romeu e Julieta’ em Londres

25 maio

25-05-2012 – Fátima de Carvalho

Imagem: Alex Araújo /
Espetáculo Romeu e Julieta, do Grupo Galpão

O Grupo Galpão completa 30 anos em novembro, mas as comemorações começam nos dias 19 e 20 de maio, no evento Shakespeare’s Globe em Londres, Inglaterra. O espetáculo “Romeu e Julieta” será reestreado no Globe Theatre depois de quase dez anos. O festival londrino reúne as 37 peças do escritor.

”Voltar a este texto é um presente. É muito gostoso. É um espetáculo ágil. Tenho a maior paixão por ele porque ele é romance, é carinho, é poesia”, destacou a atriz Teuda Bara.

Depois, o grupo volta ao Brasil com uma turnê de apresentações em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, para comemorar as três décadas do Galpão. Em cada cidade será feita uma mostra de quatro espetáculos do repertório (dois de rua e dois de palco). São eles: “Romeu e Julieta”, “Tio Vânia (aos que vierem depois de nós)”, “Till, a saga de um herói torto” e “Eclipse”.

Em Belo Horizonte, as festividades começam no dia 9 de junho com “Romeu e Julieta”, na Praça do Papa, e seguem até 1º de julho. As apresentações na capital mineira abrem a 11ª edição do “Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte” (FIT-BH). Em São Paulo, os 30 anos do Galpão serão em julho e agosto, e, no Rio de janeiro, nos meses de outubro e novembro. “Conseguir montar um projeto de teatro no Brasil é muito importante porque as coisas aqui são muito efêmeras”, disse o ator e diretor Eduardo Moreira.

E a trupe tem uma série de atividades para marcar as três décadas de trabalho com o projeto “Grupo Galpão – Teatro e Vida”. Em 2013, o Galpão segue com outros projetos como a estreia do espetáculo “Gigantes da Montanha”, de Luigi Pirandello, dirigido por Gabriel Villela. Os primeiros ensaios começam em novembro deste ano.

O grupo ainda prepara dois novos projetos audiovisuais: seis curtas, baseados nos contos do autor russo Anton Tchékhov, e um documentário sobre a viagem do espetáculo “Till, a saga de um herói torto”, ao Chile. “Estamos em fase de finalização e o material tem uma hora e 18 minutos”, contou a atriz Inês Peixoto.

A linha de produtos da butique será ampliada com novidades com o lançamento de três DVDs: “Till, a saga de um herói torto”, “Pequenos Milagres” e “Um Molière Imaginário”; e da nova edição de oito volumes do “Projeto Diários de Montagem” que revela os bastidores da produção de espetáculos.

História
Nos anos 90, a montagem de “Romeu e Julieta” teve mais de 250 apresentações em 60 cidades brasileiras e em nove países estrangeiros: Espanha, Portugal, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Uruguai, Venezuela e Colômbia.

“A gente tinha o temor de remontar o espetáculo por causa das limitações físicas, mas o Grupo Galpão, depois de 30 anos, tem a preocupação de montar repertório e figurino mantendo a linguagem do coletivo”, destacou a atriz Lydia Del Picchia.

Desde a inauguração, em 1982, o Grupo Galpão estreou 20 espetáculos, com mais de 1,4 milhão de espectadores e com mais 2,5 mil apresentações em mais de 600 cidades e em 18 países. Os atores também participaram de 41 festivais internacionais e 70 nacionais, e ganharam 100 prêmios brasileiros.

Ficha técnica
Espetáculo: “Romeu e Julieta”
Concepção e direção geral: Gabriel Villela
Texto: William Shakespeare

Elenco:
Antonio Edson – Narrador
Beto Franco – Príncipe / Sr. Capuleto
Eduardo Moreira – Romeu
Fernanda Vianna – Julieta
Inês Peixoto – Sra. Capuleto
Júlio Maciel – Benvólio
Lydia Del Picchia – Sansão / Criado Capuleto
Paulo André – Teobaldo / Frei Lourenço
Rodolfo Vaz – Mercúrio
Teuda Bara – Ama

Mais projetos
A partir da experiência feita na obra de Anton Tchékhov – “Tio Vânia (aos que vierem depois de nós), em 2011, o Galpão idealizou um projeto audiovisual de adaptar para o cinema seis contos do autor russo. Foram escolhidas histórias curtas, escritas e publicadas para os jornais de Moscou, entre 1883 a 1887.

Em parceria com o cineasta Rodolfo Magalhães e o diretor de fotografia Hugo Borges, foram filmados “A Corista”, “Cronologia Viva”, “O Bilhete Premiado”, “A Palerma”, “O Vingador” e “Personalidade Enigmática”. A idealização e direção do projeto são da atriz Inês Peixoto. As produções estão em fase de finalização.

Ainda na comemoração, o Galpão preparou novos produtos que resgatam e divulgam os bastidores. Um deles é o lançamento de mais uma edição do “Projeto Diários de Montagem” com oito volumes que reúnem os quatro primeiros livros, já editados e esgotados, que contemplam os bastidores dos ensaios dos espetáculos “Romeu e Julieta”, “A Rua da Amargura”, “Um Molière Imaginário” e “Partido”, mais o lançamento de quatro outros volumes inéditos com “Encontro com Paulo José” e os diários dos espetáculos “O Inspetor Geral”, “Um homem é um homem” e “Till, a saga de um herói torto”.

Serão lançados, ainda, outros três DVDs dos espetáculos “Um Molière Imaginário”, “Pequenos Milagres” e “Till, a saga de um herói torto”, ainda sem data prevista.

De maio a novembro de 2012, o Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) do Galpão Cine Horto apresenta o seminário “O Figurino no Museu”, que coloca em evidência o figurino como peça museológica e fortalece a discussão sobre memória teatral em Belo Horizonte. O evento integra o projeto “Grupo Galpão, Memória Feita à Mão”, beneficiado com o prêmio Pontos de Memória 2011 do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Estão previstos o “Ateliê Aberto” de inventário, recuperação e exposição de figurinos de três espetáculos do Galpão: “A Rua da Amargura” (1994), “Partido” (1999) e “O Inspetor Geral” (2003). Mais informações:www.galpaocinehorto.com.br .

Jornal WebMinas – com Agëncia

Fonte: JornalWebMinas
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 25/05/2012 em Uncategorized

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: