RSS

Fonte da Carioca está restaurada

14 jun

14-06-2012 – Fátima de Carvalho

Iphan entrega à população da Cidade de Goiás a primeira fonte de água potável da localidade


Antigo ponto de encontro de moradores, tropeiros, lavadeiras, crianças e todos que necessitassem de água na antiga Vila Boa de Goiás, a Fonte da Carioca foi completamente restaurada e será entregue à população da cidade de Goiás (GO), nesta sexta-feira, 15, a partir das 10h. Ao todo foram investidos recursos superiores a R$ 300 mil.

As obras do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC),  executadas por sua superintendência no estado de Goiás, começaram a ser empreendidas em 2011, principalmente após a enchente ocorrida na cidade em janeiro daquele ano, quando foi constatada a necessidade de restauração da fonte.

Na ocasião, os profissionais da superintendência goiana do Iphan  apontaram pontos críticos relacionados à drenagem e às instalações hidráulicas.

Construída em 1772, a Fonte da Carioca foi a primeira fonte pública de água potável da cidade goiana. Ela sempre chamou a atenção por ser um lugar fortemente relacionado às tarefas cotidianas da comunidade da Vila. É um dos pontos de referência no que tange ao turismo local.

Patrimônio Mundial

Para o Iphan,  a restauração arquitetônica da Fonte da Carioca é fundamental para a comunidade, pois além do bem estar cultural e material, ela representa a garantia do exercício da memória e da cidadania de um bem proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Mundial.

Ao longo do processo foram realizadas várias intervenções, como, por exemplo, serviços de recuperação das fundações e alvenaria, instalação hidráulica, iluminação, pintura e recomposição da grama, além da restauração arquitetônica e da execução de obra de drenagem das águas pluviais.

Vestígios do passado

Durante as escavações arqueológicas para o restauro da fonte, objetos vieram à tona e, a partir deles,  é possível recontar a vida dos habitantes desse lugar durante os séculos XVIII e XIX.

São fragmentos de objetos de louça importada, garrafas de bebida, moedas do Brasil Império, além de vários objetos de uso pessoal, como anel de cobre, contas de colar e uma significativa quantidade de cachimbos decorados.

Todo este material estará exposto durante a mostra O Eco Museu Fonte da Carioca, resultado da pesquisa arqueológica desenvolvida pelo Iphan de Goiás durante as obras de restauração.

A exposição tem como objetivo sensibilizar o público a perceber esse sítio histórico como um espaço de memórias, vivências e de usufruto da comunidade.

(Texto: Marcos Agostinho – Ascom/MinC, com informações do Iphan/GO)
(Foto: Divulgação Iphan/GO)

 

Fonte: MinC
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 14/06/2012 em Uncategorized

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: