RSS

Artistas Brasileiros na Itália

25 jun

25-06-2012 – Fátima de Carvalho

Exposição estará em cartaz até 26 de agosto, no Museu Nacional de Belas Artes

O quadro Vista de Roma, do pintor brasileiro Agostinho da Mota, além de trazer a paisagem da capital da Itália, representa o fascínio que a cultura do país europeu exercia sobre os artistas brasileiros nos séculos XIX e XX. Agostinho da Mota, dentre outros consagrados artistas nacionais, assimilaram a cultura italiana, que contribuiu para a definição de seus estilos e a construção de seus legados.

O resultado do aperfeiçoamento de artistas do Brasil em algumas das mais renomadas instituições artísticas italianas pode ser visto na exposiçãoArtistas brasileiros na Itália, que será inaugurada nesta terça-feira, 26, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro. A mostra ficará aberta ao público no período de 27 de junho a 26 de agosto, e a entrada é franca.

A exposição integra o Momento Itália Brasil e faz parte das comemorações dos 75 anos do MNBA, que é administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao Ministério da Cultura.

Cerca de 97 obras compõem o acervo da mostra, elaborada a partir da coleção de arte brasileira do Museu Nacional de Belas Artes. As cinco salas expositivas reúnem pinturas, esculturas, desenhos e gravuras de 38 artistas, como os consagrados Vitor Meireles, João Zeferino da Costa, Rodolfo Bernardelli, José Pancetti, Carlos Oswald, Bruno Giorgi, Maria Bonomi, Iberê Camargo e Darel.

Experiências estéticas

Artistas brasileiros na Itália também proporciona uma reflexão do fazer artístico dos anos mil e oitocentos, do século XX até a contemporaneidade e repassa a relação entre a então Academia Imperial de Belas Artes, cujo acervo foi herdado pelo MNBA, e instituições italianas – como a Academia San Lucca, em Roma, e os ateliês particulares, destacando os de Minardi e Consoni. A capital italiana passou a receber os artistas nacionais de destaque que eram premiados com viagens para aprimorar os estudos.

Segundo o curador Pedro Xexéo, desde o Renascimento, o conhecimento direto do riquíssimo passado cultural desse país foi considerado essencial para se adquirir uma educação completa.

“Foram estas qualidades que tornaram a Itália e, principalmente, Roma, fascinantes para um número significativo de artistas brasileiros que buscaram a experiência e o aperfeiçoamento que o Brasil ainda não oferecia, através de sua única instituição especializada, a Academia Imperial das Belas Artes do Rio de Janeiro”.

A exposição Artistas brasileiros na Itália exalta os fortes vínculos artísticos e culturais entre Brasil e Itália e faz parte da celebração entre os dois países do “Momento Itália Brasil”. O projeto tem programação de arte, cultura, ciência e economia, reforçando as ligações sociais, culturais, econômicas e os fluxos turísticos bilaterais.

Serviço

Exposição: Artistas brasileiros na Itália
Curadoria: Monica Xexéo, Daniel Barreto, Pedro Xexéo e Laura Abreu.

Abertura: 26 de junho, às 19h.
Período: de 27 de junho a 26 de agosto
Visitação: de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.

Entrada de visitantes até 30 minutos antes do fechamento do museu.
Visitação Gratuita.

O MNBA fica na Avenida Rio Branco, 199 – Cinelândia, Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2219-8474

(Texto: Lara Aliano, Ascom/MinC)
(Fotos: Jaime Acioly, Andrea Pedreira e Flavio Vasconcelos)

Fonte: MinC
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 25/06/2012 em Uncategorized

 

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: