RSS

A Primeira Missa no Brasil

01 jul

01-07-2012 – Fátima de Carvalho

Obra de Victor Meirelles ficará exposta até o mês de setembro, em Brasília

                                           Preparativos para o envio da tela – do Rio até Brasília

O quadro  ‘A Primeira Missa no Brasil’, do pintor brasileiro Victor Meirelles (1832-1903), será exposto pela primeira vez em Brasília, a partir desta semana.

Na terça-feira, 3 de julho, às 19h, será inaugurada, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados,  a mostra Retratos da Brasilidade, dentro da qual farão parte as exposições Cenas Brasileiras, de Candido Portinari, e Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles.

As exposições estarão em cartaz até 16 de setembro, no horário das 9h às 17h, e poderão ser visitadas todos os dias da semana.

Além da tela de Victor Meirelles – óleo sobre tela de grandes dimensões, medindo 270 cm x 357 cm -, outros nove trabalhos do pintor, entre desenhos e estudos preparatórios para a obra e ainda uma rara foto do artista, de autoria desconhecida, compõem a mostra.

Considerado um tesouro icônico da arte brasileira, o quadro foi inspirado na carta de Pero Vaz de Caminha.

Museu Nacional de Belas Artes

As obras de Meirelles fazem parte do acervo do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), que é administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao Ministério da Cultura.

‘A Primeira Missa no Brasil’ é um dos quadros mais famosos do país. Foi pintado no exterior, entre 1858 e 1860. “Ilustrava os livros didáticos, dinheiro em notas, selos, além de capas de cadernos de gerações passadas”, explicou o curador da mostra, o museólogo Pedro Xexéo.

Segundo o MNBA, as peças complementares da exposição revelam o traço primoroso de Meirelles, compreendendo o estudo de objetos, detalhes paisagísticos e grupos de personagens.

Além das fronteiras nacionais

O quadro ‘Primeira Missa no Brasil’  foi apresentado ao público pela primeira vez em 1861 no Salão de Paris, fato inédito para um brasileiro até então. A obra veio ao Brasil no ano seguinte para a exposição geral da Academia Imperial.

A pintura rendeu homenagens a Victor Meirelles, que foi condecorado pelo Imperador D. Pedro II. Mais tarde, em 1876, a obra do catarinense foi escolhida para representar o Brasil na Mostra Universal da Filadélfia, nos Estados Unidos.

Já no século XXI, em 2008, a obra foi exposta em uma mostra itinerante no sul do país, após ter passado por uma reforma dois anos antes.

As cidades de Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e a cidade natal de Meirelles, Florianópolis (SC), receberam o quadro. No ano passado, a pintura participou do festival de arte brasileira Europália, na Bélgica.

Serviço

Exposição 1ª Missa no Brasil

Período: 3 de julho a 16 de setembro

Visitação: todos os dias, das 9h às 17h

Local:  Salão Nobre, Espaço Cultural da Câmara dos Deputados.

Telefone: (61) 3215-8083

Entrada franca

(Texto: Lara Aliano, Ascom/MinC)
(Fotos: Divulgação/MNBA/Ibram)

Fonte: MinC
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 01/07/2012 em Uncategorized

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: