RSS

Música nas Escolas no Hospital da Baleia 07/7 · Belo Horizonte, MG

05 jul

04-07-2012 – Fátima de Carvalho

 

                           Apresentação promove a formação musical de jovens carentes

O Hospital da Baleia vai receber, no dia 07 de julho, sábado, às 11 horas, o Projeto Música nas Escolas, com a Orquestra Jovem V&M do Brasil e Comunidade do Barreiro, Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho e o Grupo de Câmara. Regidas pelo maestro Rogério Vieira, a orquestra é composta por instrumentos de cordas, sopros e percussão (violinos, violoncelos, trompetes, oboés, flautas, percussão, entre outros).
No set list, estão composições eruditas e populares, tais como: Marcha Turca e Ode à Alegria, de Beethoven, Valsa em Dó, de Mozart, Danúbio Azul, de Strauss, Rondo, de Purcell, Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e mais. Já o Grupo de Câmara se dedica a apresentar músicas folclóricas infantis. A apresentação acontece no auditório do Hospital da Baleia, dentro da programação do projeto Amigos do Baleia.
O Música nas Escolas
Inspirado no maestro Heitor Villa Lobos, um dos primeiros a introduzir a música nas escolas, o Música nas Escolas teve início em 2005, numa iniciativa da Imago Mundi Cultural, que tem à frente José Roberto Alvarenga e José Roberto Lages. O projeto incentiva e investe na formação musical de crianças e adolescentes, de oito a 20 anos, estudantes de escolas públicas, moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por meio de concertos didáticos e cursos de formação musical, eles têm acesso à história de grandes compositores da música erudita e popular, têm aulas de teoria musical, história da música e apreciação musical.
Ao ingressarem no projeto, eles participam de aulas diárias e gratuitas de instrumento musical à sua escolha, como: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, flautas transversais e doces, trompetes, fagotes, oboés e percussões etc. As aulas são ministradas por 15 professores contratados da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que os aproximam do universo da música erudita e popular.
O projeto coordena três núcleos de música: a Orquestra Jovem V&M do Brasil e Comunidade do Barreiro, cujas aulas ocorrem nas salas de auditório da Fundação Sidertube, no Barreiro; a Orquestra Infantojuvenil da Escola Estadual Padre João Botelho, no Bairro das Indústrias, com aulas na sede da escola; e o Grupo de Câmara, formado por integrantes das duas orquestras que, além do repertório clássico e erudito, se apresenta também com um repertório de músicas folclóricas e infantis que é sempre bem recebido pela plateia.
Desde o início do projeto, já são mais de 120 apresentações realizadas para cerca de 30 mil espectadores em eventos culturais, escolas, creches, hospitais, metrôs e praças da capital e do interior de Minas Gerais.
Depois de anos estudando e respirando música, muitos jovens continuam no projeto aperfeiçoando-se e atuando como multiplicadores do conhecimento adquirido. A qualidade do planejamento pedagógico e da formação musical também favorece a atuação de vários integrantes das orquestras em grupos profissionais, fora do âmbito do projeto, propiciando a geração de emprego e renda para os jovens músicos.
Muitos deles ingressam na formação acadêmica musical em conceituadas universidades e/ou são integrados ao Grupo de Câmara.

onde fica: Hospital da Baleia – Belo Horizonte – MG
quando ir: 07/7/2012, às 11:00h
quanto custa: Apresentação gratuita
contato: José Roberto Alvarenga –  (31) 3335-3120

Fonte: overmundo
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 05/07/2012 em Uncategorized

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: