RSS

‘Exercícios de Olhar’ e ‘Alçapão’

12 jul

12-07-2012 – Fátima de Carvalho

Exposições no Museu Lasar Segall ficarão em cartaz até o mês de outubro

Giorgio De Chirico – Cavalos à beira mar, 1932-1933

Pinturas, gravuras e desenhos pertencentes a coleções particulares e de acervos de instituições museológicas estarão expostas a partir deste sábado (14) em São Paulo, no Museu Lasar Segall, administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão vinculado ao Ministério da Cultura. A solenidade de abertura será a partir das 17h.

O público poderá conferir as mostras Exercícios de Olhar – curadoria de Aracy Amaral –  e Alçapão, do projeto ‘Intervenções’, que tem como curadores Jorge Schwartz e Marcelo Monzani. O projeto tem como objetivo apresentar obras no jardim principal interno do Museu Lasar Segall, propiciando ao público visitante uma reflexão sobre as relações entre espaço e arte. Desta vez, a artista convidada é Edith Derdyk.

As duas exposições ficarão em cartaz de 14 de julho a 21 de outubro. A entrada é franca.

Características

A mostra Exercícios de Olhar reunirá um conjunto de 37 obras criadas por 32 artistas de períodos e tendências diferentes da história da arte. O conjunto de trabalhos engloba desde o período mais acadêmico, em que o nu é tema preferencial, até figuras em paisagens urbanas e/ou rurais, além de retratos.

O título Exercicios de Olhar remete à prática de observação visual que o espectador deve fazer diante de cada obra quando aprecia uma pintura ou desenho. A curadora Aracy Amaral privilegiará na exposição obras de dezenas de artistas do final do século XIX à contemporaneidade, enfatizando trabalhos do período modernista, sempre focalizando a temática pouco usual de figuras de costas.

“No caso desta exposição, que destaca figuras de costas, podendo ser ocasional ou constante na obra de certos artistas como Oswaldo Goeldi e Pancetti, por exemplo, a intenção é uma vez mais conduzir o espectador a se indagar sobre o teor da obra quando acadêmica, impressionista”, revela.

Já Alçapão, da artista plástica Edith Derdyk, propõe uma leitura enigmática do espaço arquitetônico do museu.

Edith descreve o seu projeto como “portas que se abrem e/ou se fecham, um respiro suspenso no ar em contato com lugares secretos e escondidos, para dentro da terra e para o alto do céu.

“Tratando-se de uma intervenção, quis entrar em contato com as configurações físicas do espaço arquitetônico, abrindo, simbolicamente, outras paragens e passagens secretas, talvez num desejo de acionar mananciais necessários para a sobrevivência da arte”, explica a artista.

Obra de Lasar Segall

O Museu Lasar Segall, idealizado por Jenny Klabin Segall, viúva de Lasar Segall – foi criado em 1967 por Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall, filhos do artista. Hoje, integra o Instituto Brasileiro de Museus.

Seu principal objetivo é conservar, pesquisar e divulgar a obra de Lasar Segall. Com um acervo de 3.000 trabalhos do artista, o museu é um atuante centro de atividades culturais, nas áreas de gravura, fotografia, criação literária, além de abrigar uma biblioteca especializada em teatro, ópera, dança, cinema, fotografia, rádio e televisão, além de extensa documentação sobre a vida e a obra de Lasar Segall.

O museu conta ainda com uma sala de cinema de 92 lugares, o Cine Segall, em que são exibidos filmes do circuito de São Paulo.

O Museu Lasar Segall fica na Rua Berta, 111, Vila Mariana, São Paulo/SP – telefone: (11) 5574-7322.

Leia mais: Exercícios de Olhar;  e Intervenções: Alçapão.

(Texto: Pablo Rodrigo, Ascom/MinC)
(Imagens: Divulgação/Museu Lasar Segall)

Fonte: MinC
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s

 

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 12/07/2012 em Uncategorized

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: