RSS

DESLOCAMENTO F(R)ICÇÃO: GALPÃO CAPANEMA de 23/8 a 21/9 · Rio de Janeiro, RJ

25 jul

25-07-2012 – Fátima de Carvalho

 

                            DESLOCAMENTO F(R)ICÇÃO 

 

A Funarte, através do Prêmio Projéteis de Artes Visuais Rio de Janeiro, abriga no mezanino do Palácio Gustavo Capanema o projeto Deslocamento F(r)icção: Galpão Capanema, que propõe o deslocamento do Galpão da Pós-graduação em Artes Visuais da UFRJ e suas atividades para uma situação expositiva.
A abertura será dia 23 de agosto, e a ‘ocupação’ se estenderá até o dia 21 de setembro, e poderá ser visitada de 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Próximo ao edifício onde atualmente funciona a Faculdade de Arquitetura, a Escola de Belas Artes e a Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na ilha do Fundão, o Galpão da Pós, como é chamado por todos, é usado para abrigar as atividades curriculares da Linha de Pesquisa de Linguagens Visuais do programa.
Deslocamento F(r)icção: Galpão Capanema é um evento voltado para as práticas artísticas enquanto processos criativos, visando ampliar e potencializar a experiência da arte, considerando o processo e seus rastros materiais tão importante quanto a obra final. Práticas em constante diálogo com as questões institucionais da universidade, uma vez que trata-se de um programa de pós-graduação desenvolvido na academia, e que busca entender que o campo da arte e da cultura é composto por diversos parênteses, sendo a instituição um destes. Os espaços institucionais podem abrigar crítica e criatividade, mas é preciso colocar em questão práticas sociais já estabelecidas num contexto.
Por isso a presença do organismo/múltiplo de artistas pretende dar ampla visibilidade a esse processo, expondo as etapas anteriores às obras finais e permitindo que o público participe: cada artista evidencia seu processo como marcas, seja em estágio de experimentação da forma, seja no processo intelectual de pesquisa de imagens, referências e conceitos. O desejo dessa proposta é transformar o Palácio Capanema em um espaço que revela seu funcionamento, trazendo à superfície muito daquilo que está na base da formação do artista: seu ateliê e seu pensamento, a especificidade de sua criação.
Para tal, estão previstas atividades como as aulas oferecidas no semestre letivo pelos professores do programa (Cezar Bartholomeu, Felipe Scovino, Livia Flores, Milton Machado, Paulo Venâncio, Simone Michelin, Tadeu Capistrano); oficinas ministradas por alunos; defesas de dissertação e tese; seminários de pesquisas em andamento; ateliê aberto (o espaço será usado pelos artistas para trabalhar); palestras de participantes convidados como Karl Erik, Vera Terra, Paulo Cesar Duque-Estrada e Paulo Nazareth.

 

onde fica: Mezanino do Palácio Gustavo Capanema
quando ir: 23/8/2012 a 21/9/2012
quanto custa: Entrada gratuita
website: http://deslocamentofriccao.blogspot.com.br/
contato: deslocamentofriccao@gmail.com

 

Fonte: overmundo
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural 
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 25/07/2012 em Uncategorized

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: