RSS

Museu Histórico Nacional – 90 Anos

31 jul

31-07-2012 – Fátima de Carvalho

Instituição gerenciada pelo Ibram/MinC prepara programação especial para comemorar a data 

Os 90 anos do Museu Histórico Nacional (MHN) serão contados por meio de exposição que será inaugurada nesta quinta-feira, 2 de agosto. O conjunto das peças expostas é variado, incluindo, por exemplo, o primeiro objeto do acervo –  uma casaca de um senador da época do Império –  e a mais recente aquisição –  um uniforme de gari doado pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb).

Intitulada Museu Histórico Nacional – 90 Anos de Histórias, a mostra será aberta às 18h30 desta quinta-feira,  na sede do MHN, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Junior, e da diretora do MHN, Vera Tostes.

Através da exposição, o visitante terá a oportunidade de conhecer melhor a trajetória do MHN:  a formação do acervo, que hoje reúne aproximadamente 350 mil itens, e as iniciativas pioneiras, como a criação da primeira escola de museologia do país e do primeiro serviço federal de proteção ao patrimônio nacional.

Até outubro

A mostra, que ficará em cartaz até 14 de outubro,  será dividida em módulos temáticos e contará com um total de 350 peças representativas do acervo do museu.

O Museu Histórico Nacional é gerenciado pelo Ibram, instituição vinculada ao Ministério da Cultura.

Além da exposição, a programação do MHN inclui o lançamento de selo e carimbo comemorativos, além de aplicativo multimídia. Foram produzidos sob encomenda 12 mil exemplares do selo, criado por Lau Torquato e foto de Andrea Capella.

Criado em 1922, no governo do presidente Epitácio Pessoa, o Museu Histórico Nacional representa um espaço criado para valorizar e difundir a cultura e a história nacional.

Aplicativo para iPhone, iPad e iTouch

Desenvolvido pela Neo Cultura, o aplicativo permite a navegação através do mapa do museu,  seja por uma lista contendo as obras selecionadas ou através de um teclado (útil, quando no interior do museu). Enquanto o acervo é apresentado, fotos sobre o tema são exibidas.

O novo aplicativo viabiliza  que a “visita” ao MHN possa ocorrer, mesmo que o usuário esteja a muitos quilômetros de distância.  Ultrapassando fronteiras geográficas, o Museu Histórico Nacional amplia seu público e cumpre sua missão de produção e difusão de conhecimento.

Visite a página do MHN

(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Fotos: Divulgação/MHN)

Fonte: MinC
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 31/07/2012 em Uncategorized

 

Tags: ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: