RSS

Amazônia, Ciclos de Modernidade

13 ago

13-08-2012 – Fátima de Carvalho

 

Com apoio do MinC, CCBB abre exposição que reconta trajetória amazônica desde o século XVIII

 

 

Olhar para o passado a fim de entender o presente e refletir sobre o futuro de uma das regiões mais importantes para o Brasil e para o planeta Terra. Com essa proposta, o Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília,  abre ao público, a partir desta segunda feira, 13, a exposição Amazônia, Ciclos de Modernidade.

A cerimônia de abertura será às 20h e contará com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do secretário-executivo do MinC, Vitor Ortiz.

Em mil metros quadrados, o visitante passará por fotografias, pinturas, aquarelas, desenhos, esculturas, objetos, vídeos e documentos raros. Em uma sala escurecida, poderá sentir o estranhamento de se aventurar na floresta. Enquanto ocorre a experiência, o índio Ymá Nhandehetama, em vídeo, discorre serenamente sobre a atual condição indígena no Brasil.

A mostra conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e se configura como um panorama histórico, cultural e antropológico da região que, além de ser a maior do país em termos de território, desperta o interesse do mundo todo por suas riquezas naturais e diversidade humana.

 

A curadoria é de Paulo Herkenhoff que desenvolve a exposição como um fluxo de ideias e linguagens. Por meio de um amplo espectro, a cultura visual da Amazônia é apresentada, sua arte e determinadas particularidades antropológicas.

Num percurso visual com 300 obras, o público terá a oportunidade de realizar uma viagem pela trajetória da arte amazônica desde o século XVIII até os dias atuais, divididas pelos períodos do Iluminismo, do Ciclo da Borracha (1860-1910), do Modernismo e da Contemporaneidade. A exposição fica em cartaz até o dia 23 de setembro.

O acervo da mostra é proveniente de diversas instituições brasileiras, como Fundação Biblioteca Nacional, Museu Paraense Emilio Goeldi, Museu de Arte de Belém, Museu Histórico do Pará e Museu da Universidade Federal do Pará, dentre outras.

Amazônia, ciclos de modernidade
De 13 de agosto a 23 de setembro de 2012
De terça a domingo, das 9h às 21h
Local: CCBB (SCES Trecho 2, conjunto 22 – Brasília/DF)

(Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

 

Fonte: MinC
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 13/08/2012 em Uncategorized

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: