RSS

Programação da Casa de Rui Barbosa

02 set

02-09-2012 – Fátima de Carvalho

Instituição vinculada ao MinC promove palestras, cursos e debates ao longo do mês de setembro

 

O mês de setembro significa a chegada da Primavera no hemisfério sul. Para a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB/MinC), o mês também é sinônimo de crescimento intelectual por isso reservou uma ampla programação repleta de cursos, colóquios, debates e palestras  para todos os gostos e idades. Destaque para o seminário que discute os 80 anos do voto feminino no Brasil, no dia 12, e que contará com a participação da ministra da Cultura, Ana de Hollanda.

 

No entanto, a primeira atração está marcada para o primeiro domingo de setembro, dia 2, com a série mensal Um domingo na Casa de Rui Barbosa. O evento destinado a todas idades inclui atividades como contação de histórias, oficina de aprendizagem de flores em papel e brincadeiras musicais, além de visita dramatizada ao Museu. A programação começa às 14h30, no Museu Casa de Rui Barbosa e no jardim. A entrada é franca.

No dia 4 de setembro, a partir das 10h, o público em geral poderá conferir a palestra Uma nova concepção da história cultural do Iluminismo: Diderot, Lichtenberg, Goya, Mozart. O palestrante será o pesquisador Hans Ulrich Gumbrecht, professor do Departamento de Literatura Comparada da Universidade de Stanford (EUA), considerado um dos mais importantes críticos e teóricos da literatura em atividade.

Série Memória & Informação

A restauração e conservação do painel em azulejaria de Roberto Burle Marx instalado no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, é o tema da palestra do restaurador Wallace Calda no dia 5 de setembro dentro da série Memória & Informação que promove a cada quinzena palestras sobre estudos e pesquisas nas áreas de memória, documentação, preservação e informação.

O painel de autoria do paisagista Roberto Burle Marx foi criado para ser aplicado como pano de fundo de um lago artificial, montado no pátio interno do atual Instituto Moreira Salles, antes residência particular. O padrão cromático da azulejaria faz menção a uma parcela da azulejaria portuguesa do século XVIII, predominantemente de tonalidade azul e branca.

Colóquios

Mensalmente, a FCRB promove a série de colóquios “Brasil menor, Brasil vivo!”. O encontro desse mês acontece na próxima quinta-feira, dia 6 de setembro, e terá como tema A ascensão selvagem da classe sem nome: tatu or not tatu.

Organizado por Giuseppe Cocco, Mauricio Siqueira, Emerson Mehry e Lia Calabre, a série pretende mapear os desafios mais urgentes para as políticas públicas de cultura no Brasil. O encontro acontece das 9h às 17h na Sala de Estudos da FCRB.

Voto Feminino: 80 anos

80 anos do Voto Feminino

Para celebrar oito décadas de uma importante conquista das mulheres, o direito ao voto, a FCRB promove o Seminário que discute os 80 anos do Voto Feminino no Brasil. Além da ministra da Cultura, o evento também terá a presença da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira, e de pesquisadores de universidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Fruto do Decreto-Lei nº 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, revelou o pioneirismo de Getúlio Vargas, mas passados todo esse tempo, a presença da mulher ainda se revela modesta em que pese a eleição de Dilma Roussef para a Presidência do Brasil. O seminário propõe uma reflexão sobre os avanços adquiridos até o momento, assim como tentará identificar os obstáculos à ampliação da participação feminina na definição dos rumos do País.

Seminário e Curso

Estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional de Políticas Culturais e para o curso ‘Missão de paz e reconstrução do Estado: o caso do Haiti’. O seminário acontece nos dias 19, 20 e 21 de setembro, enquanto o curso terá início no próximo dia 10 de setembro.

Composto por conferências, palestras e comunicações individuais, o Seminário terá a presença dos principais pesquisadores brasileiros e estrangeiros nas áreas de política e gestão cultural. Trata-se de um encontro de especialistas, estudiosos e interessados em questões relacionadas à área de políticas culturais, visando divulgar trabalhos e promover debates no campo das ações políticas e das reflexões históricas e teóricas

Já o curso é destinado a alunos graduados em qualquer área das ciências humanas, que leia fluentemente o inglês e que tenha noções básicas de francês. As aulas serão às segundas-feiras, das 14h às 18h até o dia 3 de dezembro.

Serão abordados questões que dizem respeito à noção de falência estatal atribuída ao Haiti, o arcabouço teórico que compreende os conceitos de statebuilding (reconstrução do Estado) e de peacebuilding(consolidação da paz), intimamente ligados à MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti),  cujo mandato compreende não apenas a responsabilidade de garantir a paz, mas também o dever de modificar as estruturas sócio-políticas que, em primeiro lugar, deram origem aos conflitos no país.

(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Fonte: FCRB/MinC)

 

Fonte: MinC
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 02/09/2012 em Uncategorized

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: