RSS

Ano de Portugal no Brasil

06 set

06-09-2012 – Fátima de Carvalho

Ministra da Cultura participa do lançamento oficial do evento no dia 7 de setembro

                                             Mariza
Exatamente na data em que o Brasil comemora 190 anos de independência de Portugal, os brasileiros terão a chance de conhecer melhor o país lusitano do Século XXI. Será lançado oficialmente no dia 7 de setembro, sexta-feira, em Brasília, com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o “Ano de Portugal no Brasil”.

A partir das 18h, a Praça das Fontes, em frente à Torre de TV, será palco do espetáculo desta união entre os dois países. Um encontro musical ao ar livre dará início à cerimônia que será dedicada ao fado, Patrimônio da Humanidade, com a cantora portuguesa Mariza e a brasileira Roberta Sá, acompanhadas pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.

                                              Roberta Sá
A realização do “Ano de Portugal no Brasil” irá mostrar aos brasileiros um Portugal moderno, inovador e aberto. Para isso, um conjunto de múltiplas iniciativas culturais e empresariais serão promovidas por meio de uma estrutura de cooperação de entidades e agentes públicos e privados, envolvendo os dois países.

Mais comemorações

Dando continuidade à programação, mais dois shows em comemoração à abertura do “Ano de Portugal no Brasil” serão realizados, um em Belo Horizonte e outro no Rio de Janeiro. No domingo, 9 de setembro, na capital mineira, apresentação conjunta de Mariza e do artista mineiro Milton Nascimento,  a partir das 20h, no Teatro do Palácio das Artes. Encerrando essa comemoração, os dois artistas se apresentam no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 12 de setembro, às 20h.

Além-mar

Criado por resolução do Conselho de Ministros, o “Ano de Portugal no Brasil” é uma iniciativa concebida como uma oportunidade para atualizar a imagem de Portugal, promover a cultura e a economia e estreitar os vínculos entre as sociedades.

O “Ano de Portugal no Brasil” e o “Ano do Brasil em Portugal” têm o objetivo de promover encontros que estimulem a criatividade e a diversidade do pensamento, das manifestações artísticas e culturais dos dois países, além de intensificar o intercâmbio científico e tecnológico e estreitar as relações econômicas entre as duas margens. O projeto irá desenvolver no Brasil um programa com cinco pilares temáticos: cultura, ciência, tecnologia/inovação, economia/desenvolvimento empresarial e desporto.

(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Fotos: Divulgação)

Fonte: MinC
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 06/09/2012 em Uncategorized

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: