RSS

Funarte abre inscrições para oficinas de circo gratuitas em São Paulo

07 set

07-09-2012 – Fátima de Carvalho

 

Interessados podem escolher entre os temas acrobacia e arte do riso. Há 25 vagas para cada modalidade

Os profissionais circenses Rogério Esbano (Roy Sbano) e Alessandro Azevedo estarão de18 de setembro a 9 de outubrode 2012 no Complexo Cultural Funarte São Paulo para coordenar duas oficinas gratuitas de atividades circenses. As inscrições já estão abertas e os pedidos devem ser enviados, com carta de interesse, para o e-mailoficinasfunartesp@gmail.com.

As oficinas são parte do Programa de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas da Funarte e se dividem, em São Paulo, em Acrobacia – a base do circo, com o malabarista, equilibrista, trapezista, contorcionista e especialista em números de laços e chicotes Rogério Esbano (Roy Sbano), e Descobrindo o riso, com o ator, palhaço e diretor Alessandro Azevedo.

Acrobacia
A oficina Acrobacia – a base do circo propõe o desenvolvimento de técnicas acrobáticas como uma forma de autoconhecimento. A meta é estimular a percepção das capacidades e limitações do corpo, melhorar a relação entre corpo, mente e ambiente, desenvolver o equilíbrio e a acuidade sensorial, motora e intelectual, além de contribuir para a postura, o fortalecimento muscular, a melhoria da autoestima e a formação de novos talentos.

O trabalho é voltado a todos os públicos, acima dos 14 anos de idade. As aulas se dividirão entre preparo físico por meio de alongamentos e uso de técnicas de exercícios acrobáticos, como equilíbrio – respiração, corridas e impulsos. Todas as atividades serão realizadas individualmente, em duplas e em grupo.

Rogério Esbano (Roy Sbano) é membro da quarta geração de uma família tradicional circense e atua em circo desde o três anos de idade. Filho do Palhaço Picoly, trabalhou em circos da própria família, como o Circo Theatro Sbano, e em outros, como o Vostok, o Bartollo e o Garcia. Rogério Esbano é professor, educador e coordenador de projetos circenses em instituições como o Circo Escola Picadeiro da Cidade Jardim, o Circo Escola da Vila Penteado e a Associação Raso da Catarina, na Vila Madalena.

Riso
A oficina Descobrindo o riso pretende promover, por meio de atividades físicas e jogos lúdicos, o acesso à arte de despertar nas pessoas essa demonstração de alegria. O palhaço circense, explica o coordenador da oficina, Alessandro Azevedo, tem como ferramentas, para estabelecer a comunicação com o público, seu corpo e sua voz. A oficina desenvolverá atividades práticas, iniciadas por exercícios físicos e musicais de preparação do corpo para os jogos, que serão desenvolvidos sempre em grupo. O improviso, a disponibilidade, a prontidão, o foco, o lúdico, a leveza, a presença, o controle do tempo, o ritmo e conforto em cena e o prazer em jogar serão aspectos desenvolvidos durante a oficina. A oficina pretende, também, promover o autoconhecimento das capacidades e limitações físicas individuais, e terminará com a criação de um número próprio.

Alessandro Azevedo, ator formado pelo Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) do Sesc Vila Nova, tornou-se conhecido como o “palhaço Charles” e participou de treinamento intensivo na Escola Piolim, em João Pessoa (PB), sob coordenação de Luís Carlos Vasconcelos. Fundou, há 13 anos, a Cia Raso da Catarina. De 2003 a 2005 foi vice-presidente da OCCA, Organização de Cultura e Cidadania, e coordenou o projeto Pólo Cultural Taboão da Serra no primeiro semestre de 2005. Em 2006, assumiu o cargo de presidente da Cooperativa Paulista de Cultura Popular e de vice-presidente da Cooperativa Paulista de Circo, e em 2008 tornou-se presidente da Cooperativa das Culturas Populares. É presidente da Associação Raso da Catarina e secretário do CBEC (Conselho Brasileiro de Entidades Culturais.)

Serviço:
Oficinas de circo na Funarte São Paulo
Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177

Oficina: Descobrindo o riso
De 18 de setembro a 9 de outubro | Terças e quintas, das 14h às 17h
Vagas: 25
Público alvo: acima de 14 anos
Inscrições: oficinasfunartesp@gmail.com
Gratuita

Oficina: Acrobacia – a base do circo
De 18 de setembro a 9 de outubro | Terças e quintas, das 10h às 13h
Vagas: 25
Público alvo: acima de 14 anos
Inscrições: oficinasfunartesp@gmail.com
Gratuita

Fonte: Funarte 
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 07/09/2012 em Uncategorized

 

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: