RSS

O Universo de Tony Lima

07 nov

07-11-2012 – Fátima de Carvalho

Artista piauiense expõe seus quadros no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto

                                                        A Fonte

Quadros que retratam mulheres de rostos angulosos e pescoços longilíneos realizando atividades domésticas, culturais, artísticas, ou simplesmente posando, só ou para álbum de família. Esse é um pouco do “universo de Tony Lima” que estará exposto a partir de sexta-feira, 9, na Sala Manoel da Costa Athaíde do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG). A mostra ficará aberta até o dia 16 de dezembro.

O piauiense, radicado em Brasília, Antonio Carlos de Lima tem forte influência do artista plástico e escultor italiano Amedeo Modigliani. Para compor seus quadros, o pintor recorre a fundos e ambientes meticulosamente trabalhados, ricos em detalhes, muitas vezes surrealistas, que evocam a ingenuidade da vida bucólica e interiorana.

“Esse trabalho será muito importante para minha carreira, pois será a primeira exposição fora de Brasília”, disse Tony Lima que fala mais sobre seu universo. “É composto de cores e criatividades, detalhes, ou seja, é o meu mundo”, sintetiza.

A obra de Tony Lima é calcada nos elementos que sua alma de artista consegue captar do cotidiano que o rodeia. “Inspiro-me no movimento das coisas, no dia a dia que está sempre em transformação”, diz.

                                               Mulher com Abaju

Nascido em 1964 em Parnaíba, cidade litorânea do Piauí, Antonio Carlos de Lima mudou-se para Brasília em 1970 onde se matriculou para fazer o curso de técnicas de pintura que encontrou por acaso em uma papelaria do Conjunto Nacional, tendo desistido uma semana depois.

Foi então, a partir da forte influência da obra de Modigliani, a quem conheceu por meio de publicações em fascículos a respeito de grandes mestres da pintura, que o pintor traçou o seu caminho nas artes plásticas, criando estilo próprio. Para se aperfeiçoar, o artista participa de cursos e continua seus experimentos com tinta a óleo, sobretudo com o de linhaça, que fornece a tonalidade ideal perseguida para as suas obras.

O Museu da Inconfidência é administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus, instituição vinculada ao Ministério da Cultura. Fica na Praça Tiradentes, 139 – Centro – Ouro Preto (MG). O horário de visitação é das 12h às 18h, de terça-feira a domingo. A entrada é gratuita. Informações: (31) 3551-6023, 3551-4977 e 3551-1121.

(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

Fonte: MinC
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Twitter
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 07/11/2012 em Uncategorized

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: