RSS

NOVAS FREQUENCIAS ESTRÉIA EM SAO PAULO 08/12 · São Paulo, SP

23 nov

23-11-2012 – Fátima de Carvalho

Depois do sucesso da 1ª edição no ano passado no Rio de Janeiro quando sua programação foi considerada uma das mais inovadoras do calendário cultural do país, o Novas Frequências– festival conectado à vanguarda da música contemporânea, estreia no dia 8 de dezembro, em São Paulo.

O Festival foi criado por Chico Dub – pesquisador musical e curador do Sónar Brasil em parceria com Tathiana Lopes da Cardápio de Ideias, e ao trazer o evento para a cidade contou com o projeto de crowdfunding do Queremos!, que consolidou-se como uma das plataformas mais inovadoras de música do mundo. Após dois anos e 46 shows realizados, finalmente, o Queremos! realiza um evento na capital, numa ação conjunta, e com produção da Popload Gig.

A edição especial paulistana traz a mistura de rhythm & blues, música concreta e eletrônica distorcida e saturada do inglês Actress, o mestre do minimalismo dub/glitch do alemão Pole e o dub eletrônico enfumaçado e lo-fi, com influências de hip hop e pop do duo radicado na Inglaterra de Hype Williams.

O Novas Frequências busca a diversidade e o uso criativo de ferramentas tecnológicas, em meio ao que podemos batizar de fine arts da música contemporânea. Não à toa, estes artistas da programação se apresentam além dos palcos de festivais, em clubes e casas de shows como também em museus, galerias e eventos associados às artes plásticas. São artistas com promissoras carreiras dentro da vanguarda, que lançam seus trabalhos por selos fonográficos de respaldo internacional e ganharam reconhecimento nas mais importantes publicações da chamada nova música, como: The Wire, Pitchfork, Fact, XLR8R, Resident Advisor e The Fader.

Esta edição do Festival Novas Frequências continua sua pesquisa por artistas que buscam estes novos rumos e apontam a bússula não só para a música mas para os sons contemporâneos. “São artistas difíceis de serem rotulados a gêneros específicos, tamanha é a mistura, o experimentalismo e o gosto pelo desconhecido. Mas algumas questões e palavras-chaves os unem conceitualmente, como: minimalismo, repetição, erro, desconstrução, transcendência, religião, distopia, o uso criativo de samples, o som pelo som”, observa o idealizador Chico Dub.

onde fica: Beco 203
Endereço: Rua Augusta, 609 – Consolação
(011) 2339-0358
quando ir: 08/12/2012, às 18:00h
quanto custa: R$ 160,00 (R$ 80,00 – meia entrada)
website: http://www.facebook.com/novasfrequencias

 

Fonte: overmundo
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 23/11/2012 em Uncategorized

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: