RSS

FESTIVAL MÚSICA NAS MONTANHAS CHEGA À 14a EDIÇÃO de 05/1 a 19/1 · Poços de Caldas, MG

07 jan

07-01-2013 – Fátima Carvalho

 

440x293x1357425537_maestro_jean_reis__foto_leko_machado.jpg.pagespeed.ic.LgGpdtg4Z2                          Maestro Jean Reis assina a direção artística do evento

 

A partir deste domingo (06), a cidade sul mineira de Poços de Caldas é cenário da 14ª edição do Festival Música nas Montanhas (FMM). Considerado um dos mais relevantes festivais de música erudita da América Latina e o mais promissor do país, o evento reúne músicos de todo o Brasil e do mundo, que lotam ruas, praças e pontos estratégicos da cidade, transformando por completo o panorama da estância mineira.

Cerca de 40 concertos gratuitos “recheiam” uma agenda de alto nível, que apresenta consagradas formações instrumentais e orquestrais, da cena nacional e internacional, como a Orquestra de Câmara da Universidade de Dakota do Norte, nos Estados Unidos, o trio A La Russe, o Trio Brasileiro, o Quarteto Camargo Guarnieri, além do consagrado grupo Pau Brasil e da Orquestra Sinfônica do Festival.

Para o concerto de abertura, a expectativa é que o Teatro Municipal da Urca identifique lotação máxima, com o espetáculo da Orquestra Versatilis, sob regência do maestro e diretor artístico do Festival, Jean Reis. A apresentação acontece às 20h30, com entrada franca.

Para o concerto de abertura, Reis apresenta um programa versátil, que vai de obras de Felix Mendelssohn e Dave Heath, às dos brasileiros Egberto Gismonti e Cyro Monteiro. Cerca de 800 pessoas são aguardadas para a apresentação, que abre a série de concertos noturnos. O festival realiza, ainda, outras três séries de espetáculos: a série Casa da Cultura e Museu, a de Concertos Acadêmicos e a série de Concertos Especiais. Nesta última, asilos, igrejas, hospitais e outros locais diferenciados recebem professores e alunos do evento, que, através de uma iniciativa solidária, levam arte a quem não pode estar presente nas salas de concerto.

De acordo com a diretora administrativa do FMM, Raquel Mantovani, ao longo de duas semanas de evento, mais de 15 mil pessoas devem estar presentes nos concertos.
“Ano a ano, temos assistido a um crescimento substancial do Festival, que ganha reconhecimento e relevância, tanto nacional quanto internacionalmente. Poços de Caldas, cidade na qual a cultura é pulsante, o Música nas Montanhas ganha da população o incentivo necessário para nos fazer crer em sua importância, já que poucos eventos no país têm tamanha participação popular, em especial quando falamos de música erudita. Por isso, e por todo apoio da prefeitura, Leis de Incentivo e patrocinadores, o FMM é motivo de orgulho para todos nós”, informou.

Turismo e Cultura
Atraídos pelas belezas naturais da estância hidromineral e a possibilidade de assistirem, gratuitamente, a apresentações que reúnem nomes consagrados da música clássica, os amantes da arte movimentam turisticamente a cidade, de localização privilegiada, clima ameno, fama pelas águas termais e arquitetura marcada pelos tempos áureos dos cassinos, no Brasil.

O evento reúne, ainda, professores e estudantes de instrumentos orquestrais, regência e canto, que vêm de diferentes Estados do Brasil e países como o México, os Estados Unidos e o Uruguai.

Bolsas para Paris
Este ano, o Festival traz como novidade a oferta de bolsas de estudos para alunos de piano na École Normale de Musique, de Paris. Os alunos interessados serão selecionados em audição, que ocorre dia 17 de janeiro, das 14 às 18h. As bolsas garantem os estudos dos selecionados por um ano, na escola francesa.

A programação completa do Festival está disponível no www.festivalmusicanasmontanhas.com.br

 

onde fica: Poços de Caldas (MG)
quando ir: 05/1/2013 a 19/1/2013, às 20:30h
quanto custa: GRATUITO
contato : Jesuane Salvador – Assessoria de Comunicação e Cultura

 

Fonte: Overmundo
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 07/01/2013 em Uncategorized

 

Tags:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: