RSS

Jornada Mundial da Juventude

20 jan

20-01-2013 – Fátima de Carvalho

Exposição ‘Pegadas do Senhor’ movimentará o Museu Nacional de Belas Artes durante a JMJ Rio 2013

JMJ_Rio-2013_logo_m.Pela primeira vez, mais de 100 obras-primas do Vaticano e de museus italianos estarão expostas no Brasil. O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro, receberá a exposição Nas Pegadas do Senhor,composta por obras de arte que ficarão expostas ao público no período de 10 de junho a 15 de setembro deste ano.

A mostra faz parte da programação da Jornada Mundial da Juventude – JMJ Rio 2013, evento que contará com a presença do Papa Bento XVI e que reunirá católicos na cidade do Rio entre os dias 23 e 28 de julho, período em que os organizadores da jornada estimam que a cidade receberá cerca de dois milhões de pessoas.

A exposição reúne pinturas, esculturas, manuscritos e uma série de outras peças importantes dentro da história da arte e da Igreja Católica. No conjunto de quadros estão criações de Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Caravaggio, Pinturicchio, Perugino, Sassoferrato, Bernini, Correggio, Annibale Carracci, Guido Reni e Beato Angelico e muitas outras.

Ibram na Itália

O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Junior, e a diretora do MNBA, Monica Xexéo, estão na Itália desde o dia 15 de janeiro para acertar os detalhes da exposição, incluindo a logística do trabalho, o transporte das peças até o Rio e vários outros assuntos. O MNBA é gerenciado pelo Ibram, instituição vinculada ao Ministério da Cultura.

Os integrantes da delegação brasileira estão participando de reuniões com membros dos setores de Atos Culturais da JMJ Rio2013, da Fundação João Paulo II para a Juventude, Pontifício Conselho para Leigos (PCL), Pontifícia Sacristia Secreta, Fábrica São Pedro e representantes dos museus incluídos no trabalho. Os encontros acontecerão até este sábado,19.

A expectativa é que as pinturas, esculturas, manuscritos e todas as obras mestras sejam uma oportunidade de sensibilizar o público que visitar a exposição, a qual será dividida em quatro seções, dentro do tema da atual edição da JMJ: “Ide e Fazei Discípulos Entre os Povos”.

Jornada Mundial da Juventude

Instituída pelo Papa João Paulo II, a primeira edição da Jornada Mundial da Juventude aconteceu em 1986, em Roma.

A iniciativa acontece todos os anos em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos. Com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais, como por exemplo, em Denver, nos Estados Unidos; Santiago de Compostela e Madri, na Espanha; Paris, dentre outros.

Acesse o site da JMJ

Acesse a página do Ibram

(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

Fonte: MinC
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 20/01/2013 em Uncategorized

 

Tags:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: