RSS

Espetáculo Rainha

07 mar

07-03-2013 – Fátima de Carvalho

 

Grupo brasiliense apresenta trabalho que recebeu o prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna

 

Realizado a partir de poemas que são usados para fazer uma reflexão sobre a situação da mulher negra na atualidade, o espetáculo Rainha, produzido pelo grupo Margarida Dança, será apresentado de quinta-feira (7) a domingo (10), na Sala Plínio Marcos do Teatro da Funarte em Brasília. O espetáculo foi agraciado, em 2010, com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna e já foi apresentado em cidades como Campo Grande, Salvador, João Pessoa, Palmas e Recife.

A partir dos poemas o grupo trabalha questões importantes, como por exemplo: trabalho, imagem, fragilidade/força, condição sociocultural, invisibilidade, beleza, dignidade, alienação e emancipação das mulheres negras contemporâneas. Os poemas foram usados tanto como inspiração, para expressar o imaginário feminino negro, como também para compor a própria dança.

O elenco é formado por Laura Virgínia como diretora e intérprete, por Cleani Marques como intérprete e Édi Oliveira na criação coreográfica.

Entre os textos utilizados estão criações de autoras negras brasileiras e estrangeiras, tais como, Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo (Minas Gerais); Cristiane Sobral e Tatiana (Brasília); Elisa Lucinda (Espírito Santo); Andréia Lisboa e Negra Li (São Paulo). E das norte-americanas Toni Morrison (Ohio); Alice Walker (Geórgia); Audre Lord (New York) e Maya Angelou (Missouri).

A Sala Plínio Marcos do Teatro Funarte está localizada no Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, em Brasília. Os espetáculos serão apresentados de quinta a sábado às 21h e no domingo às 20h.

Margarida Dança

Criado em Brasília no ano de 2004, o grupo Margarida Dança tem seu plano de trabalho voltado à pesquisa, à realizações e divulgação de obras de arte desenvolvidas a partir da transdiciplinaridade da dança, literatura, música, videodança e performances, rompendo as barreiras que separam essas artes.

Este pensamento e a experiência integradora, desenvolvidos pela coreógrafa Laura Virgínia, possibilitaram a realização de produções em palcos, espaços públicos, festivais, mostras e projetos artísticos em Brasília e na região do Entorno e também em outros estados brasileiros, com Tocantins, Bahia e Pernambuco.

Prêmio de Dança Klauss Viana

Criado pela Funarte, em 2006, o prêmio apoia montagens de espetáculos de dança em todo o país e financia a manutenção de oficinas e projetos de pesquisa teórica e de experimentação de linguagem no segmanto da dança. O nome Klauss Vianna é uma homenagem ao bailarino, coreógrafo, ator, diretor, professor e crítico de teatro e de dança Klauss Vianna, nascido em Belo Horizonte (MG), que criou um método precursor de preparação corporal para artistas cênicos.

(Texto Marcos Agostinho, Ascom/Minc)

 

Fonte: MinC
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 07/03/2013 em Uncategorized

 

Tags:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: