RSS

Memória

25 mar

25-03-2013 – Fátima de Carvalho

 

Historiadora lança livro sobre o inconfidente Cláudio Manuel da Costa

 

A história de um dos líderes da Inconfidência Mineira (século XVIII), o jurista e poeta Cláudio Manoel da Costa, será recontada pela historiadora e professora da USP, Laura de Mello e Souza, em um livro intitulado com o nome do personagem. O lançamento da obra será realizado no auditório da Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), em Ouro Preto (MG), nesta sexta-feira (22), às 20h.

Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG)

O livro será apresentado em uma palestra proferida pela autora, com a participação do historiador, professor e ator, Carlos Versiani, um dos fundadores da Academia Ouro-Preto de Letras. No evento também haverá uma mostra de documentos originais de Cláudio Manoel da Costa.

A obra editada pela Companhia das Letras (SP) é resultado de uma exaustiva pesquisa documental realizada em acervos brasileiros e portugueses. É a primeira biografia realizada sobre o poeta-inconfidente mineiro  e veio preencher a lacuna de informações sobre a vida deste personagem da história brasileira, a exemplo do que já ocorre com outros integrantes do movimento, como Tomás Antônio Gonzaga e Inácio José de Alvarenga Peixoto.

Considerada uma das maiores pesquisadoras da Conjuração Mineira, a escritora Laura de Mello e Souza lança uma nova perspectiva sobre a vida, o legado e o destino do poeta consagrado pelos Versos de Vila Rica. Discorre sobre os escritos que ele deixou, da poesia à narrativa histórica, passando pelos documentos redigidos para a burocracia do governo de Minas Gerais, ao qual serviu como secretário.

Cláudio Manuel da Costa

Nascido em Mariana, em 1729, Cláudio Manuel da Costa foi jurista e poeta. Destacado membro da elite colonial brasileira, proprietário de terras e de escravos na região de Mariana e Vila Rica.  Cidadão ilustre, pensador de mente aberta, foi mecenas do famoso escultor do período Barroco brasileiro,  Aleijadinho. Estudou em Coimbra e acredita-se que foi o autor da tradução da obra ‘A Riqueza das Nações’, de Adam Smith, para o português.

A escritora

Professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, desde 1983. É autora das obras Desclassificados do OuroInferno AtlânticoO Diabo e a Terra de Santa Cruz,  e O Sol e a Sombra. Participou como coautora de 1680-1720 – O Império deste Mundo (coleção Virando Séculos) e foi a organizadora da publicação Cotidiano e Vida Privada na América Portuguesa (coleção História da Vida Privada no Brasil).

(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

 

Fonte: MinC
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 25/03/2013 em Uncategorized

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: