RSS

Livro “Iconografia Teatral”, editado pela Funarte, é premiado no Rio

01 abr

01-04-2013 – Fátima de Carvalho

 

2º Prêmio Questão de Crítica é concedido aos melhores do teatro carioca 2012

 

a1b022192eac0e912f3622ce2a2b6ed10172b83e

 

Filomena Chiaradia, autora de Iconografia Teatral – acervos fotográficos de Walter Pinto e Eugénio Salvador e pesquisadora da Fundação Nacional de Artes – Funarte, foi uma das agraciadas com o Prêmio Questão de Crítica, na categoria Especial. A premiação aconteceu em março, no Mezanino do Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de diversos nomes das artes cênicas. O Prêmio Questão de Crítica está em sua 2ª edição e também comemora os cinco anos de atividade da revista eletrônica, com sede na capital fluminense.

A obra Iconografia Teatral – acervos fotográficos de Walter Pinto e Eugénio Salvador, lançada e editada pela Funarte (2012), recorre à vasta bibliografia e empreende minuciosa investigação para reconstruir, a partir de precioso acervo de fotografias, a história da mais popular companhia brasileira de teatro de revista. A historiografia das artes cênicas, por tradição, privilegia o texto dramatúrgico como objeto de pesquisa e considera a fotografia mera ilustração.Iconografia Teatral traz uma nova abordagem ao tratar a imagem como o principal objeto de estudo, revelador de estratégias artísticas e empresariais na construção do espetáculo teatral. O livro tem 412 páginas e pode ser encontrado na Livraria Mário de Andrade, da Funarte.

Questão de Crítica – revista eletrônica de críticas e estudos teatrais foi lançada, em março de 2008, como um espaço de reflexão sobre as artes cênicas e tem por objetivo colocar em prática o exercício da crítica. Com edições mensais e atualização constante, a revista se apresenta como um mecanismo de fomento à discussão teórica sobre teatro e como um lugar de intercâmbio entre artistas e espectadores, proporcionando uma convivência de ideias num espaço de livre acesso. Segundo os idealizadores, a revista e o prêmio não se restringem somente às produções locais. O 2º Prêmio Questão de Crítica teve como comissão julgadora os colaboradores do veículo.

 

Fonte: Funarte
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 01/04/2013 em Uncategorized

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: