RSS

Mostra Palavra Som – Semana Canção Contemporânea 08/4 · Belo Horizonte, MG

05 abr

05-04-2013 – Fátima de Carvalho

440x191x1365188167_banner_web.jpg.pagespeed.ic.QfQMmSy8jw

Conectada ao intenso movimento cultural que vive Belo Horizonte e articulada pelos próprios artistas, a Mostra Palavra Som – Semana da Canção Contemporânea – chega a sua segunda edição. De 08 a 14 de abril, a cidade terá uma extensa agenda cultural, com oficinas de crítica musical, produção audiovisual e estudos da canção. Além de apresentações de trabalhos autorais e o lançamento do CD “Anterior” de Pablo Castro.

A Mostra possui um olhar direcionado para a produção de compositores que revigoram a música da capital. É uma conjunção das diversas vertentes cancioneiras que compõem o atual quadro musical belo-horizontino. São artistas que se alimentam e realimentam de um manancial em comum: a canção. Uma geração influenciada pela história pulsante da música mineira, que expandiu seus horizontes, construindo uma nova realidade musical.

Mostras de canção
A maior parte dos compositores encontra-se no início de suas carreiras, alguns já gravaram o primeiro disco, outros estão neste processo. É o caso, por exemplo, do projeto musical Trio das Laranjeiras, formado pelos jovens compositores Luiz Gabriel Lopes (Graveola e o Lixo Polifônico), Gustavo Amaral (Gustavito) e Alexandre Andrés, que estruturam o trabalho sobre a voz e a canção, elementos que os músicos partilham em comum.

Outro expoente contemporâneo presente é o Projeto Saravá. O grupo recentemente lançou seu primeiro trabalho autoral, o EP “Geraizero do Arraiá”, com canções concebidas sobre diversas manifestações da música e da cultura popular brasileira. A Mostra expõe também o inédito show “Triciclo”, conduzido pelos vocalistas da banda Transmissor – Jeniffer Souza, Thiago Correa e Leonardo Marques – que apresentam composições individuais e parcerias com outros artistas.

Lançamento álbum Anteriror”, Pablo Castro
O encerramento da Mostra será o lançamento tão esperado do disco “Anterior”, de Pablo Castro, onde o músico revela um repertório maduro, arrojado e repleto de ousadias musicas. Pablo é um dos grandes compositores da cena contemporânea e estreia seu primeiro CD, com apoio do Selo Palavra Som.

Oficinas
A Mostra oferece oficinas gratuitas com atividades inerentes ao universo da canção e sua cadeia produtiva, sendo elas a oficina “Bota cara, Alemão”, conduzida pela Laboratório Filmes, que propõe uma abordagem do audiovisual voltada para o universo da música. A oficina “A crítica musical como ponte poética”, orientada por Jocê Rodrigues, que discute o papel e a redação da crítica musical contemporânea; e a oficina “Anatomina da canção mineira”, abordando aspectos da obra do Clube da Esquina.

Conceito
Há atualmente na capital mineira uma profusão de grupos e compositores com trabalhos autorais de alto nível. Juntos constroem seus espaços e locais de interação com o público, a exemplo do Palavra Som. O cerne da mostra é fomentar e divulgar esta nova geração de compositores, buscando alternativas de formação de público para a canção autoral.

A primeira edição da Mostra, realizada na Praça Floriano Peixoto em 2012, contou com mais de 18 artistas locais, como Graveola e o Lixo Polifônico, Capim Seco e Sérgio Pererê. Foram 14 shows, 3 oficinas e um público presente de 2 mil pessoas.

Coletânea Mostra Palavra Som 2012
Visando a circulação das canções dos artistas participantes da Mostra Palavra Som, será lançada no dia 08 de abril uma Coletânea com canções extraídas das apresentações da edição 2012. O lançamento será realizado no site Jardim da MPB (www.jardimdampb.com.br) , na página oficial da Mostra e redes sociais.

onde fica: Serviço
Mostra Palavra Som – Semana da Canção Contemporânea
Data: 08 a 14 de abril de 2013
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68, Floresta. Belo Horizonte

 

Fonte: overmundo
Facebook:Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 05/04/2013 em Uncategorized

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: