RSS

CCBB sedia Festival de Filmes Curtissimos de 27/4 a 28/4 · Rio de Janeiro, RJ

24 abr

24-04-2013 – Fátima de Carvalho

 

1366843705_05la_gaviota                           O Turista

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio apresenta dias 27 e 28 de abril, o VI Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, no Cinema II. Em sua 6ª edição no Brasil, o singular festival que acontece quase simultaneamente em mais de 100 cidades de 26 países (dez deles pela primeira vez) apresentará ao público carioca produções nacionais de profissionais e promissores talentos. Os filmes serão selecionados pela curadoria brasileira e receberão prêmios nas categorias de Melhor Filme, Melhor Animação, Originalidade, Melhor Curtíssimo do Rio de Janeiro e Prêmio do Júri Popular.

Thiago Moyses, cineasta e um dos diretores de criação da Mercado de Imagens, que está trazendo o evento, diz que “a chegada do Festival Internacional no Rio, “é muito importante porque hoje a cidade se apresenta como principal força da produção cinematográfica no Brasil e na América Latina”. Ele adianta que “no festival poderemos ver diferentes estilos de animação, mistura de animação com live-action, pequenos dramas de bolso que precisam ser narrados com agilidade, experimentações em novas opções estéticas e narrativas e, acima de tudo, imensa originalidade graças à liberdade concedida aos realizadores para explorarem ao máximo sua criatividade.”
Os filmes internacionais que serão exibidos durante o Festival, já foram selecionados pela curadoria francesa do Festival Internationale des Très Courts que está em sua 15° edição na França. Concorrerão 46 filmes de mais de 15 países e divididos na Competição I e II. Entre eles está a produção brasileira: “Encontro no aeroporto” (The airport date) e uma coprodução colombiana-brasileira e “Contrato de amor” (Love contract).
Figuram ainda o indonésio “A fuga” (The escape), o romeno “Limite imaginário” (Imaginary border), o canadense “O homem que vivia em sua bicicleta” (The man who lived on his bike), entre outras produções, especialmente americanas, francesas, alemães e espanholas.
Em todas as cidades de ocorrência do festival os filmes também são avaliados por júri popular. Os votos são enviados a organização central em Paris, que divulgará então o melhor filme indicado pelo público no mundo.
Pela primeira vez na edição brasileira do festival será exibida a seleção “Travelling 34”, que contará com 13 curtíssimos que abordam temáticas ligadas a aspectos e sensações que permeiam a vida de pessoas com deficiência. Entre eles estão o sueco “Um coração bonito” (A beautiful heart), o lituano “Às quartas-feiras” (On Wednesdays) e o francês “Um minuto de silêncio” (Une minute de silence).
Fazem parte do Júri para a Seleção Nacional: Henry Preston (criador de alguns dos mais famosos e memoráveis efeitos digitais na história da narrativa cinematográfica. Preston fez parte do time de elite de Efeitos Especiais de George Lucas Guerra nas Estrelas, Piratas do Caribe, Homens de Preto, Mar em Fúria, Twister e Poseidon), Carlo Mossy, Paula Bezerra, Roberto Birindelli, Ricardo Rabelo, Sergio Mota e Thiago Moyses.
O festival contará ainda com uma mostra de 19 produções de animação 2 ou 3D como o italiano “Djuma”, o trecho “Fácil” (Simple) e o coreano “Como comer sua maçã” (How to eat your apple).
Países de ocorrência do Festival
Criado na França em 1999, o Festival International des Très Courts ocorre nos seguintes países: Nova Caledônia, Bélgica, Brasil, Costa do Marfim, Palestina, Espanha, Israel, Luxemburgo, Hungria, Marrocos, Moldávia, Romênia, Senegal, Eslováquia, Suíça. Novos países que passam a sediar este ano: China, Colômbia, Costa Rica, Honduras, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, El Salvador, Tunísia.

quando ir: 27/4/2013 a 28/4/2013
quanto custa: Grátis
website: www.bb.com.br
contato: www.filmescurtissimos.com.br

 

Fonte: overmundo
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 24/04/2013 em Uncategorized

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: