RSS

Aula-espetáculo de Suassuna em Brasília de 27/6 a 10/7 · Brasília, DF

18 jun

18-06-2013 – Fátima de Carvalho

 

ARIANO SUASSUNA – ARTE COMO MISSÃO
BRASÍLIA, DE 27 DE JUNHO A 10 DE JULHO DE 2013.

arianosuassuna

 

O mestre Ariano Suassuna em aula-espetáculo, exposição fotográfica e ciclo de filmes

*Em sua aula, o escritor e poeta, um dos maiores defensores da cultura brasileira, promete discorrer sobre arte, mercado e identidade cultural

*Projeto traz a Brasília exposição inédita com 30 fotos de Alexandre Nóbrega que acompanham a vida do escritor ao longo dos últimos 10 anos

A Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, com seus mais de 1.300 lugares promete ser pequena para acolher o público ávido por escutar as palavras do romancista, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna. O mestre Ariano, como costuma ser chamado, estará em Brasília no próximo dia 27 de junho, às 20 horas, no palco da Villa-Lobos, para apresentar sua famosa aula-espetáculo, em que ele defende, com argumentos irrefutáveis, a cultura brasileira e a identidade nacional, condena a cultura da globalização e demonstra que, para ele, arte não é mercado, é missão. A aula-espetáculo de Suassuna integra um projeto maior, ARIANO SUASSUNA – ARTE COMO MISSÃO, que promove ainda uma exposição fotográfica inédita de Alexandre Nóbrega e um ciclo de filmes sobre a vida e a obra de Ariano. A aula-espetáculo tem entrada franca, mas o acesso ao teatro estará sujeito à capacidade da sala. Não será preciso retirar senhas ou ingressos. Classificação etária: 12 anos.

A exposição fotográfica será montada pela primeira vez, reunindo 30 fotografias assinadas pelo fotógrafo e artista plástico Alexandre Nóbrega. Alexandre tem uma convivência muito próxima com o escritor, acompanhando-o nas viagens que faz pelo Brasil. Desta forma, Alexandre Nóbrega tem acesso a momentos descontraídos do cotidiano do autor de O Auto da Compadecida. Suas fotos revelam momentos improváveis, como Ariano Suassuna deitado no chão do saguão de um aeroporto, lendo, à espera de um voo atrasado, suas visitas ao interior de estados como Paraíba e Pernambuco, seu descanso na casa do Recife e muito mais. Suas fotografias já renderam o livro O Decifrador, editado pelo SESC em 2011. A mostra poderá ser vista de 28 de junho a 10 de julho, no Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional.

Já o ciclo de filmes, que acontece durante dois finais de semana, nos dias 29 e 30 de junho e 6 e 7 de julho, na Caixa Cultural Brasília, será integrado por oito títulos, entre ficções e documentários. A produção na área audiovisual inspirada no pensamento, na vida e na obra de Ariano é vasta e inclui desde filmes como O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, e o documentário O sertãomundo de Suassuna, de Douglas Machado, até produções criadas originalmente para a televisão, como A Pedra do Reino, A farsa da boa preguiça, O Santo e a porca e Mulher Vestida de Sol.

ARIANO SUASSUNA – ARTE COMO MISSÃO é projeto idealizado e coordenado por Elias Sabbag e Marcos Azevedo e percorrerá ainda seis capitais de estados e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

 

onde fica: Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional
quando ir: 27/6/2013 a 10/7/2013
quanto custa: Entrada franca

 

Fonte: overmundo
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 18/06/2013 em Uncategorized

 

Tags:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: