RSS

Ateliê Internacional de Dança, em Fortaleza, tem apoio da Funarte

25 jun

25-06-2013 – Fátima de Carvalho

 

Projeto propõe ações formativas por meio do Programa de Oficinas de Capacitação em Dança e recebe Regina Advento, Peter Goss, Sônia Mota, Fabrice Ramalingon, Andrea Tallis, Angel Vianna e Vanilton Lakka.

 

0b8120cfbdb981c09aad08b362a93ee825b1d7b6

 

O Ateliê Internacional de Dança – AID, projeto independente que propõe ações formativas para estudantes, profissionais e artistas do corpo de todo o Brasil, será realizado de 8 a 20 de julho, em Fortaleza (CE).

Com apoio da Fundação Nacional de Artes – Funarte, o projeto reunirá acadêmicos, críticos, pesquisadores e artistas da dança reconhecidos na cena internacional e nacional. Esta primeira edição é sobre O Devir das Técnicas de Dança na Contemporaneidade e acontecerá em espaços como a Academia de dança Vera Passos e na Vila das Artes, na capital cearense. O objetivo é promover o estudo e a problematização das distintas técnicas e métodos de dança que referenciam processos de formação e criação na contemporaneidade. Além de promover o intercâmbio de experiências e ideias entre os participantes.

Os cursos são: Espaços do Corpo, com Peter Goss (França); Dança de Rua e Contemporânea,com Vanilton Lakka (Brasil-MG); Consciência pelo  Movimento e Jogos Corporais, com Angel Vianna (Brasil-RJ); Arte da Presença, com Sônia Mota (Brasil-MG); Dança Clássica e Improvisation Technologies, com Andrea Tallis (Alemanha/EUA) e Elementos do Movimento, com Regina Advento (Alemanha/ Brasil); e a residência artística Da ideia à forma, com Fabrice Ramalingon (França). Ainda haverá palestras com entrada livre, sem necessidade de inscrição.

A ideia do projeto, de acordo com os idealizadores Ernesto Gadelha e Paulo Caldas, é contribuir para a qualificação técnica e artística dos participantes, incentivando a multiplicação dos   referenciais de formação, pesquisa e criação em dança na cidade e no país. Ernesto explica que projetos como o Ateliê Internacional de Dança vêm sendo realizados em vários países do mundo “representando para muitos estudantes e artistas uma possibilidade de acesso a uma multiplicidade de modos singulares de perceber e organizar o corpo na dança”.

O projeto é realizado em cooperação com a Coelce, Casa de Cultura Alemã, Academia de dança  Vera Passos, Vila das Artes, Universidade Federal do Ceará, através do ICA (Instituto de Cultura e Arte), Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará e Funarte. Produção da Via de Comunicação. Direção artística e pedagógica de Ernesto Gadelha e Paulo Caldas.

Sobre os participantes
Andrea Tallis
: Coreógrafa, bailarina e professora da Graduação em Dança da Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Frankfurt. Ex-integrante do Ballet Frankfurt, dirigido por William Forsythe e professora convidada em várias companhias de dança da Europa e dos Estados Unidos.
Angel Vianna: Criadora do método Angel Vianna, é figura referencial da dança contemporânea brasileira, tendo influenciado e formado várias gerações de artistas da dança.
Fabrice Ramalingon: Coreógrafo de grande projeção no cenário francês trabalhou com artistas de renome mundial como Dominique Bagouet, Trisha Brown, Benoit Lachambre, Boris Charmatz e Anne Collod. Desde 2006 dirige a companhia R.A.M.a.
Peter Goss: Sul-africano radicado na França, é referência no ensino da dança contemporânea para várias gerações de bailarinos franceses.
Regina Advento: Bailarina do Tanztheater Wuppertal, criado por Pina Bausch, há mais de 15 anos.
Sônia Mota: Bailarina, coreógrafa e professora de renome internacional, dirige atualmente a Cia. De Dança Palácio das Artes (BH).
VaniltonLakka: Bailarino, coreógrafo e professor, atua na interface entre a dança de rua e a dança contemporânea.

Profissionais realizadores do AID
Direção Artística e Pedagógica:
Ernesto Gadelha: Bailarino e professor com atuação no Brasil e exterior, é graduado em pedagogia da dança pela BallettakademieKöln e pós-graduado pela FolkwangHochschule (Alemanha). Atua regularmente como curador de festivais e como gestor na área de dança. Coordena a Escola Pública de Dança da Vila das Artes – Prefeitura de Fortaleza.
Paulo Caldas: Coreógrafo, criou a companhia Staccato em 1993. Desde então, tem merecido prêmios nacionais e internacionais. Seus espetáculos já foram apresentados em diversas cidades no Brasil, Alemanha, Estados Unidos, França, Itália e Japão. É codiretor do dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança e professor dos cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará.

Ateliê Internacional de Dança – AID

De 8 a 20 de julho de 2013:
Locais:
– Academia de dança Vera Passos
Rua José Vilar, 2707, Dionísio Torres
(85) 3224-3963

– Vila das Artes
Rua 24 de Maio, 1221, Centro
(85) 3105-1402

Mais informações

atelieinternacionaldedanca@gmail.com
aid.viadecomunicacao.com
(85) 3264-7231

,er

Fonte: Funarte
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 25/06/2013 em Uncategorized

 

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: