RSS

CABEÇA SEM MENTE de 26/7 a 04/8 · Brasília, DF

29 jul

29-07-2013 – Fátima de Carvalho

1373571841_cabeca_sem_menteUm indisciplinado grupo de estudantes recebe a complicada tarefa de montar um dos mais encenados textos de William Shakespeare para festa de final de ano da escola. Os conflitos que já existiam em sala de aula, como amores não correspondidos, preconceito, alienação e autoritarismo, aos poucos se misturam nesta peça dentro da peça, batizada de “Cabeça sem mente”. O novo espetáculo da companhia Teatro de Mentira estréia no Gama, com sessões de 26 a 28 de julho; e depois segue para o Plano Piloto, em curta temporada de 02 a 04 de agosto, no Teatro Goldoni. A entrada é franca.

“Cabeça sem mente” mostra a tentativa dos alunos Raylene, Shirlane, Lisânderson, Robério, Demêncio, Tatienny e Robin em montar “Sonho de uma noite de verão”. Em meio às orientações confusas da retrógrada professora, Sra Polyssem, os estudantes misturam seus conflitos pessoais aos dramas escritos por William Shakespeare no século XVI.

Assim como no clássico inglês, no qual um dia Lisandro ama Hérmia, que ama Lisandro e é amada por Demétrio, que é amado por Helena, mas no dia seguinte tudo se inverte, na montagem do Teatro de Mentira, os alunos se ocupam de amores não correspondidos que num passe de mágica, ou neste caso uma mudança de status do Facebook, mudam de intensidade e destino, como numa quadrilha de festa junina.

Essa identificação de tramas faz com que as duas peças se entrecruzem no percurso desses jovens amantes que, no calor de uma noite de verão, atravessam um rito de passagem, incluindo um mergulho no mundo sobrenatural de fadas e seres da natureza.

“Cabeça sem mente” traz para o Brasil contemporâneo o enredo da Grécia antiga criado por Shakespeare. O mundo etéreo da obra original é associado na montagem à realidade virtual e à tecnologia midiática.

A adaptação, ambientada em uma sala de aula comandada por uma professora reacionária, lança luz a uma realidade atrasada que insiste em acontecer no ensino brasileiro, mesmo depois de mudanças no seu contexto. “A peça é uma grande sátira ao ensino conservador, bitolado, conteúdista e não criativo, ao mesmo tempo em que preserva a celebração à magia, ao amor e à experiência do teatro propostos por Shakespeare no texto original”, explica Felícia.

O nome “Cabeça sem mente” denota a atmosfera de sonho e delírio que a peça original de Shakespeare evoca, na qual fantasia e realidade constantemente se misturam. O título celebra ainda o humor nonsense e de estilo farsesco de “Sonhos de Uma Noite de Verão”, considerada uma típica farsa musical, com coreografias e quadros dançantes. Os atores trabalham em cena com interpretações farsescas, relacionadas à linguagem gestual.

Teatro de Mentira

Nascido de um projeto de extensão da Universidade de Brasília, o Teatro de Mentira está junto há dois anos. Sob orientação da atriz, diretora e professora Felícia Johansson, o grupo faz sua pesquisa de linguagem dentro do diálogo entre tradição e contemporaneidade no teatro.

As influências da companhia vão desde tipos tradicionais como commedia dell’arte e ensinamentos de mestres como Eugênio Barba, Jacques Lecoq e Stanislavski a signos contemporâneos como histórias em quadrinhos, narrativas visuais, cinema, vídeo, propaganda, internet e mídias digitais.

Direção/Dramaturgia: Felícia Johansson
Assistência de Direção: Alisson Araújo
Cenografia: Guto Viscardi
Figurinos: Eliana Carneiro
Design Gráfico: Pedro Ivo Verçosa
Iluminação: Tiago Medeiros

Elenco: Ana Paula Monteiro
Clarisse Johansson
Felícia Johansson
Kael Studart
Karinne Ribeiro
Rogério Luiz
Tiago Medeiros
Xico Bruno
onde fica
Data: 26, 27 e 28 de julho de 2013
Local: Cia. Lábios da Lua
Endereço: Quadra 04 Lote 16 Lojas 01/02 Comercial, Setor Sul do Gama (abaixo do bar Meu Bem Drinks)
Telefone: (61) 3384-7802
Horário: sexta e sábado às 20h/ domingo às 19h

Datas: 2, 3 e 4 de agosto de 2013
Local: Teatro Goldoni
Endereço: Casa D’Itália- EQS 208/209 Sul (entrada pelo Eixo L, Metrô 108 Sul)
Telefone: (61) 3443-0606
Horário: sexta e sábado às 21h / domingo às 20h
quando ir: 26/7/2013 a 04/8/2013
quanto custa: Entrada franca

Fonte: overmundo
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 29/07/2013 em Uncategorized

 

Tags:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: