RSS

Teatro e o espaço público’, em MG

12 ago

12-08-2013 – Fátima de Carvalho

 

Ministrante é o diretor teatral Chico Pelúcio, do Galpão Cine Horto. A atividade será no local

 

Cartaz_post_Oficina-O-Teatro-e-o-espaco-publico_Chico-Pelucio_programa-de-oficinas-2013_MG_Foto-Thiago-Moura

 

O Programa de Oficinas de Artes Cênicas da Fundação Nacional de Artes – Funarte oferece a oficina O Teatro e o espaço público, de 15 a 17 e de 22 a 24 de agosto, de quinta-feira a sábado, no Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte (MG). A participação é gratuita. O diretor teatral e ator Chico Pelúcio, fundador do centro cultural, ministrará a atividade.

Objetivo da Oficina é levar os participantes a discutir, pesquisar, experimentar e identificar caminhos e possibilidades de ocupação, pelo teatro e por intervenções cênicas, dos espaços públicos, tais como: ruas, praças, peças de arquitetura urbana, e outros. A oficina é direcionada a atores e diretores de teatro cujo trabalho seja dirigido a espaços públicos. Thiago Moura vai conduzir exercícios de interpretação e de uso de objetos e adereços teatrais e, ainda, de técnicas auxiliares. Serão exibidos vídeos, cujos temas estimulam debates sobre o tema da oficina.

“Belo Horizonte, depois de Porto Alegre, é a cidade que mais vem desenvolvendo o teatro de rua no Brasil. Entretanto, há pouco espaços para trocas de conhecimento, de aprendizagem e de reflexão sobre esse segmento da arte teatral. Se consideramos que aproximadamente 96% dos municípios deste país não têm teatros – casa de espetáculo – e se queremos descentralizar, democratizar o acesso a essa arte, se faz fundamental promovermos o desenvolvimento e a circulação do chamado Teatro de Rua, que pode se apresentar em qualquer lugar, cidade ou bairro”, argumenta Chico.

Sobre Chico Pelúcio – Ator e diretor teatral, em 1998, implantou e coordenou o Centro Cultural Galpão Cine Horto, do qual é o diretor-geral, até hoje. Na área de criação do coletivo, tem como foco o trabalho de ator, mas já atuou também como assistente de direção, diretor e iluminador de alguns espetáculos, tendo acumulado prêmios por esses trabalhos. Dirigiu diversos espetáculos com outras companhias, de circo, dança e teatro. Destacam-se as primeiras montagens da Companhia Burlantins; quatro Oficinões do Galpão Cine Horto; a ópera “A redenção pelo Sonho”, de Tim Rescala, no Rio de Janeiro; o Circo Roda, de São Paulo; o trabalho na Companhia Camaleão de Dança, entre outros. É formado em Administração de Empresas e Contabilidade, com especialização em Cinema pela PUC-MG. Como gestor cultural, foi responsável pela coordenação de produção do Grupo Galpão por vários anos; coordenador-geral de dois festivais internacionais de teatro de rua e do primeiro Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT BH).

Inscrições antecipadas para esta oficina podem ser realizadas através do e-mail: cursos@galpaocinehorto.com.br

Oficina O Teatro e o espaço público

De 15 a 24 de Agosto de 2013
Horários: Quinta e Sexta 19 às 22:30 e aos sábados das 9 às 13h

Galpão Cine Horto – Belo Horizonte – MG

Duração da oficina: 20h
Número máximo de participantes: 20

Inscrições antecipadas podem ser realizadas através do e-mail
cursos@galpaocinehorto.com.br

Ação integrante do Programa de Oficinas de Artes Cênicas da Fundação Nacional de Artes – Funarte

 

Fonte: Funarte
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 12/08/2013 em Uncategorized

 

Tags:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: