RSS

Espetáculo ‘Aratemiolé’ chega a Campinas (SP), em 31 de agosto

27 ago

27-08-2013 – Fátima de Carvalho

 

Contemplada no Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012, montagem tem entrada gratuita

 

b4f72b20c107cb9be5a759f281749d2ba318fe18Depois de passar por Porto Alegre, Curitiba e outras duas cidades do sul do país, chega ao estado de São Paulo na sexta-feira, dia 31 de agosto, às 20h, o espetáculo de dança-teatroAratemiolé, que discute, de forma estética, a influência da cultura afro na constituição da cultura brasileira. Serão duas apresentações no Barracão Teatro, em Vila Izabel, Campinas (SP), com entrada gratuita. A montagem, contemplada no Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012, segue depois para o bairro Campo Lindo, em São Paulo. No elenco, quatro atores dançam, cantam, tocam instrumentos e representam personagens. O espetáculo une dança, música e teatralidade de uma forma orgânica, resultando em uma obra variada e enriquecida pela diversidade de possibilidades de sensibilização.

O nome do espetáculo – Aratemiolé – é baseado na expressão ‘ara temi olé’ que significa: meu corpo vai bem, no idioma yorubá. A língua yorubá é falada em alguns países da África, como Nigéria, Benim, Togo e Serra Leoa. Aqui, no Brasil, é conhecida como nagô e utilizada em ritos religiosos. A montagem narra de maneira fragmentada a chegada da ‘substância cultural’ africana e sua diversificação em território brasileiro. Através de diferentes cenas e texturas sonoras e rítmicas, o espetáculo procura representar o drama da cultura afro no Brasil, que não cessa de se transformar, adaptar-se e influenciar a estrutura da cultura brasileira. Aratemiolé também foi contemplado pelo II Prêmio Nacional de Expressões Afro-Brasileiras, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP) e com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon).

Ainda no mês de setembro, nos dias 20 e 21, estão programadas oficinas nos municípios de Jaraguá do Sul e Joinville, Santa Catarina. E, em outubro, nos dias 3 e 4, mais uma oficina será realizada na capital, Florianópolis.

Serviço:

 

Espetáculo de dança-teatro ‘Aratemiolé’
Gratuito

Dias: 31 de agosto, às 20h e 1º de setembro, às 19h

 

Fonte: Funarte
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s

 

 

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 27/08/2013 em Uncategorized

 

Tags:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: