RSS

Atores surdos em apresentações únicas no Moitará de 24/10 a 27/10 · Rio de Janeiro, RJ

24 out

24-10-2013 – Fátima de Carvalho

 

1382571229_integrantes_do_projeto_palavras_visiveis_em_rede___grupo_teatral_moitara.jpg_2                              Atores e mentores do projeto Palavras Visíveis em Rede

No Brasil, a surdez, quase sempre, leva à exclusão cultural. Atores surdos não sofrem só com a falta de espaço no mercado de trabalho, mas também com a carência de escolas e cursos especializados para a sua formação. Pensando nisso, o Grupo Teatral Moitará criou em 2005 o primeiro curso de capacitação de artistas com surdez no Brasil. Agora, oito anos depois, o Moitará lança dois espetáculos com os artistas formados pelo projeto Palavras Visíveis em Rede, patrocinado pela Oceaneering. Dia 26 de outubro, às 19h, estreia “A Busca de Seo Peto e Seo Antônio” _ com atores formados pela primeira turma do projeto, e dia 27 de outubro, no mesmo horário, entra em cena “Sensações Visíveis”, estrelado pelos alunos que acabaram de se formar. Com entrada grátis, os dois espetáculos acontecem no teatro da sede do grupo na Rua Joaquim Silva, 56/2º andar. São 50 lugares a cada sessão e a confirmação deve ser feita pelos telefones 21 3852-0403 e 2221-7319.

“A Busca de Seo Peto e Seo Antônio” tem por objetivo ser entendido, apreciado e vivido tanto por espectadores Surdos quanto Ouvintes. “A Busca de Seo Peto e Seo Antônio” conta a história de dois velhos amigos. Após muitas décadas eles se reencontram em um momento de profunda solidão e dificuldade. De um lado Seo Peto – que na busca de diminuir sua tristeza cria Eros, um pássaro para lhe fazer companhia mas que, surpreendentemente, um dia, ganha vida própria e foge das mãos de seu criador. De outro lado, Seo Antônio, que depois de perder tudo na vida, retorna para sua cidade natal e busca, sem sucesso, encontrar sua casa de infância. Para dar vida à narrativa, bonecos, teatro de sombras e muito mais entram em cena com os atores Alexandre Pinto e Silas Queiroz.

Ao longo de seis meses, os alunos surdos da segunda turma do projeto Palavras Visíveis em Rede vivenciaram um trabalho de pesquisa sobre a dramaturgia do ator, começando pela máscara neutra. Com fisionomia simples e simétrica, sem conflitos, a máscara neutra propõe ao ator ampliar todos os seus sentidos, encontrando a essência das ações e das situações. Através dela, o ator entende o que é um corpo decidido, presente, vivo dentro de um estado de representação. Desta forma, o tema que norteou a pesquisa durante esse período de trabalho foi o de tornar as sensações corporalmente perceptíveis. “Sensações Visíveis” é o resultado imagético do despertar do ator, da inocência, do afeto, da identidade pessoal, da transmissão de conhecimento. Imagens que sugerem, a fim de provocar, no espectador, sensações sobre a Vida e a Arte. Em cena estão os atores Bruno Hassib, Christiano Caúper dos Santos, Jaqueline de Araújo Muniz, Marlene Pereira do Prado, Marcelo William da Silva, Ricardo Boaretto de Siqueira, Weslei da Silva Rocha.

onde fica: Rua Joaquim Silva, 56/2º andar. RJ – RJ
Referência: Estação Glória do Metrô
quando ir: 24/10/2013 a 27/10/2013, às 19:00h
quanto custa: Grátis
website: 
www.grupomoitara.com.br contato: monicariani@gmail.com

Fonte: overmundo
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 24/10/2013 em Brasil

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: