RSS

Lila Greene e Ivana Menna Barreto em duo no Rio de 24/10 a 28/10 · Rio de Janeiro, RJ

24 out

24-10-2013 – Fátima de Carvalho

 

1382391328_img_2120                            Ivana Menna Barreto e Lila Greene em “Meio Sem Fim”

Em 2012 a bailarina e coreógrafa Ivana Menna Barreto comemorou 25 anos de carreira de braços dados com a palavra no solo “Sem o que você não pode viver?”, coreografia criada a partir dos testemunhos de pessoas entrevistadas em cidades do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte), Argentina (Buenos Aires), França (Paris e Béziers), Dinamarca (Roskilde), Itália (Giffoni), Estados Unidos(Tampa e Nova York). Os participantes responderam à questão-título e depois a outras, mais específicas, sobre seu cotidiano. O resultado foi apresentado no Espaço Sesc e circulou por outros palcos do Rio e de SP.
Neste ano de 2013, Ivana participou de residência de criação de três meses em Paris, através do Programa de Residências Institut Français/Cité Internationale dês Arts, com apoio do Centre National de la Danse e Consulado da França no Rio de Janeiro, aprofundando questões de sua pesquisa. O resultado pode ser visto na montagem “Meio sem Fim” que Ivana apresenta juntamente com a coreógrafa americana Lila Greene, respeitada criadora que vive há 30 anos na França, em palcos no Rio de Janeiro. Sempre com entrada franca, “Meio Sem Fim” será apresentado dia 24/10 na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, dia 26/10 e 27/10 no loft do Centro Coreográfico e 28/10 no Centro de Artes da Maré.

Além de realizar o duo com Ivana, Lila Greene aproveita sua primeira passagem pelo Brasil para buscar parceiros a fim de realizar intercâmbios com a fundação americana “eeg-cowles Foundation”, para apoiar a dança contemporânea em dois países africanos, fazendo intercâmbios entre EUA, França, Mali e Burkina Faso. Em 2014, Lila será homenageada por seus 40 anos de trabalho no Centre National de la Danse.

Sobre “Meio sem Fim”
A cena acontece em meio aos espectadores, sentados em 35 pequenas almofadas vermelhas distribuídas num dispositivo circular, e com mais 5 grandes almofadas ao redor do círculo, cabendo em cada uma 5 pessoas, num total de 60 espectadores. Os movimentos acontecem nos espaços entre eles. “É mais um somatório de recuos que de avanços, recuos no tempo, insistências sobre o que já passou (e parece que não passou). É também uma expressão roubada da obra do filósofo Giorgio Agamben, ‘Meios sem fins’, que valoriza os meios, antes dos fins”, destaca Ivana Menna Barreto.

A ideia que atravessa o trabalho é a criação em rede, tanto pelo solo inicial, criado através dos testemunhos das pessoas entrevistadas, quanto pelas intervenções dos artistas convidados sobre o que viram. Além da rede ao nível da criação, há também uma rede no sentido de cooperação na produção.
“Na verdade é uma rede afetiva também, porque conheço algumas pessoas que estão participando há muitos anos, a Lila Greene, o André Masseno, a Cláudia Müller. Foi incrível também o apoio da Denise e do Pierre Astrié, meus amigos do Là-bas Théâtre que possibilitaram a apresentação do solo em Béziers, assim voltei esse ano ao lugar onde havia começado os ensaios em 2011. Foi uma apresentação especial, eu queria muito me apresentar nessa pequena cidade, perto de Montpellier, porque na verdade foram as primeiras pessoas que me ajudaram na produção, quando eu ainda não tinha nada, só uma ideia. Então em todo esse percurso, desde 2011, já houve muitos encontros e reencontros. E com o público é a melhor parte, porque o trabalho acontece muito próximo ao espectador”, diz Ivana.

As atividades se estenderão até 2014, com apresentações dos artistas convidados, e encontros com e conversas com o público. Está prevista a criação de um vídeo-documentário sobre todo o processo.

 

onde fica: Dia 24/10/2013, às 19h
Arena Cultural Jovelina Pérola Negra – Pavuna
Praça Ênio s/n Pavuna – Tel.: (21) 2886-3886

Dia 26/10, às 18h30 | | Dia 27/10, às 19h30
Centro Coreográfico do RJ – Loft
Rua José Higino, 115 – Tijuca – Tel: (21) 32380357 | 32380601

Dia 28/10, às 18h
Centro de Artes da Maré
Rua Bittencourt Sampaio 181, Nova Holanda, Maré – na altura da passarela 10 da Avenida Brasilquando ir\; 24/10/2013 a 28/10/2013
quanto custa: Grátis
contato: monicariani@gmail.com

 

Fonte: overmundo
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 24/10/2013 em Brasil

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: