RSS

Tangolomango leva espetáculos gratuitos para SP 15/11 · São Paulo, SP

13 nov

13-11-2013 – Fátima de Carvalho

1383765849_p1180371                           Festival da Diversidade Cultural será realizado nas cidades-irmãs
                           São Paulo e Santiago do Chile

A partir do dia 15, o Auditório do Ibirapuera será palco, pela primeira vez, do Tangolomango – Festival Latino-americano da Diversidade Cultural, que este ano mistura grupos de circo, teatro, música e dança, de São Paulo e Santiago do Chile, para apresentar um único e inusitado espetáculo. Realizado desde 2002, há três anos o festival reúne artistas de duas diferentes cidades latino-americanas com o objetivo de promover a generosidade intelectual e a produção compartilhada, sob direção artística de Ernesto Piccolo.

Este ano, o Festival acontece em Santiago, entre os dias 5 e 7 de novembro, no Centro Cultural Teatro La Cúpula, no Parque O´Higgins. Para esta edição os grupos brasileiros Batuntã (música), Chemical Funk (dança) e Grupo Ares (circo) viajam ao Chile para promover uma troca entre as culturas brasileira e chilena.

Na semana seguinte, em São Paulo, o evento acontece em dois ambientes: os intercâmbios na Sala Guiomar Novaes da FUNARTE e o espetáculo no Auditório do Ibirapuera, no feriado do dia 15 de novembro, às 21h. “A data é muito simbólica, pois é o dia da Proclamação da República e esta é uma oportunidade de fazer o evento gratuito e democrático”, comenta a idealizadora do Festival, Marina Vieira. O espaço é reconhecido por servir de palco para o desenvolvimento de novos talentos e para a promoção do encontro entre culturas e expressões artísticas nos âmbitos nacional e internacional.

No espetáculo paulistano se apresentarão ainda os grupos brasileiros Eco Teatral (teatro), Mustache e os Apaches (música), ParaladosanjoS (circo) e os chilenos, Circo del Mundo (circo), Chilombiana (música) e Compañía de Danza Afro Mestizo (dança).

São Paulo e Santiago são declaradas cidades-irmãs desde 1998, quando passaram a fortalecer os laços de amizade entre seus povos, facilitando a troca de conhecimento das raízes étnicas, folclóricas e musicais que fazem parte de seu rico acervo.
“A ‘fusión latina’ que existe hoje no Chile, misturando vários ritmos, possui uma grande força transformadora. Ao entendermos isso, vimos que ela representa o momento que estamos vivendo nos grandes centros urbanos, com a convivência de uma infinidade de ideias, questões e visões de mundo. Ao fazer a conexão entre São Paulo e Santiago, sentimos a importância de fundir circo, hip hop, cumbia, rock, funk, dança, afro, jazz, teatro e o que mais pudesse caber nesse caldeirão. Um retrato instantâneo das cidades-irmãs que retêm, absorvem e misturam diferentes influências culturais que trafegam diariamente por suas ruas”, observa Marina Vieira.
Histórico: Até agora, o Tangolomango já passou pelas cidades de Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Bogotá, promovendo o encontro de cerca de quatro mil artistas de mais de 300 grupos do Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, Chile e Peru.
O Festival é um projeto realizado pela Mil e Uma Imagens Comunicação, convidado do Programa Petrobras de Cultura desde 2004 e nesta edição 2013 conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Itaú Cultural.

onde fica: Auditório do Ibirapuera
quando ir: 15/11/2013, às 21:00h
quanto custa: Grátis

Fonte: overmundo
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 13/11/2013 em Brasil

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: