RSS

‘Caos-Mundo’ na Funarte MG

20 nov

20-11-2013 – Fátima de Carvalho

 

2c5463d62b50995089e2878220f03849d61a8639                                   Emboscada | Foto: João Castilho

A exposição reúne uma série de trabalhos do artista produzidos em 2012 e 2013, que operam como sintomas de tensões políticas contemporâneas. O horário de funcionamento é de 13h às 21h, com entrada gratuitaA exposição foi contemplada pelo Prêmio Funarte Arte Contemporânea 2013.

Os trabalhos da exposição – que reúne vídeos, fotografias e instalações – conduzem as questões tratadas em cada um deles ao limite. Homens negros numa embarcação, espécie de bote negreiro contemporâneo; uma tartaruga virada de ponta cabeça, presa para a eternidade em uma posição sem solução;  um tiroteio no sertão; caminhos de retirantes, sejam eles homens ou animais; pessoas sendo alvejadas na frente das câmeras de tv.

Cenas encontradas, situações construídas, imagens deslocadas, os trabalho, em sua maior parte, não se referem a fatos ou personagens específicos, mas a situações em geral. Por mais que se trate de uma conjuntura histórica específica, a contemporaneidade, as imagens aludem a uma indeterminação não apenas no sentido temporal e espacial, mas também em relação à própria natureza dos sujeitos.

De acordo com o curador Marcelo Campos, na exposição Caos-mundo, João Castilho parte do conceito homônimo de Edouard Glissant, onde o autor se dedica a compreender os acontecimentos que nos fazem ultrapassar a dicotomia oralidade e escrita. No Caos-mundo, “a existência de uma Totalidade-terra prevê uma reformulação na relação entre normas e regras, abrindo- se a compreensão de fatos políticos e estéticos advindos das margens da sociedade. Estamos confrontados ao resultado do uso da linguagem que transcende a norma culta. E, ao contrário do erro gramatical, este abuso da narrativa nos lança alertas sobre a existência de uma impossibilidade de comunicação nas vias tradicionais. A escrita, como já nos alertara Jack Good, é a domesticação do pensamento. O caos, então, seria uma resposta, um escape”, explica Campos.

De 20  a 23 de novembro de 2013
Horário: 13:00 às 21:00
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68 – Floresta – BH/MG

Fonte: Funarte
Facebook: Teatro Caetanno’s Agenda Cultural
Twitter: Teatro Caetanno’s
Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 20/11/2013 em Brasil

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: